Recém canonizada santa, pelo papa Francisco, o legado espiritual de Madre Tereza de Calcutá está sendo retratado em uma exposição em Salvador, no Shopping da Bahia. A mostra reúne fotos e relíquias da história da santa missionária católica, e ficará em cartaz até 23 de outubro, no 2º piso do antigo Iguatemi. A visitação pode ser feita de segunda-feira a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos e feriados das 13h às 21h.
A inauguração organizada pelas Missionárias da Caridade – congregação fundada por Santa Teresa -, ocorreu no sábado, 24 de setembro, e foi mediada pelo bispo auxiliar de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva, o padre Cícero Dione, responsável pela capela Santíssimo Salvador, que fica dentro do centro de compras, e também pelo padre Xavier Bizard, um dos religiosos que acompanha o trabalho das irmãs Missionárias, no bairro dos Alagados, na capital baiana.
A exposição
Na exposição pode-se contemplar fotos, textos e objetos que reproduzem a vida de Madre Tereza na terra. Além da exposição de relíquias, como o hábito e a ‘sari’ usados pela madre, também pode ser vista uma imagem em tamanho real, que simboliza a santa rezando. Além disso, a réplica do seu quarto tem uma grande semelhança com o quarto original.
“A exposição é um conjunto de fotos e de textos preparados pela casa de canonização da madre Teresa, que nos levam a fazer um percurso com ela, na vida dela. Tem uma ordem… Começa com a infância, depois o chamado à vocação, o chamado a fundar as Missionárias da Caridade, enfim, toda a sua obra, tudo aquilo que ela fez”, explicou a provincial da congregação, Irmã Maria do Carmo.
A religiosa disse ainda que a experiência da exposição leva as pessoas a refletirem, se comoverem: “Elas são realmente levadas a se questionar: ‘Por onde eu tenho andado? O que eu tenho visto’? As pessoas abrem o coração a Jesus, e era isso o que Madre Tereza queria que fizessem”.
Para Dom Gilson, a exposição de Madre Teresa induz à reflexão sobre a misericórdia. “A mensagem de Madre Teresa de Calcutá é uma mensagem para o nosso tempo. Em um tempo de tanta indiferença, como lembra o papa Francisco, Madre Teresa foi uma mulher que deixou-se tocar pela palavra de Jesus e aceitou a proposta do Senhor de ser uma luz no mundo”, afirmou.
“Num ambiente como um shopping, que é um ambiente de compras, de diversão, as pessoas têm a oportunidade de fazer uma outra reflexão, de pensar nos outros. E o nosso mundo está tão carente dessa solidariedade, dessa misericórdia…”, refletiu o bispo.
‘Venha e veja’
Madre Teresa nasceu em 1910, em Skopje, território albanês, atualmente capital da Macedônia, e morreu em 1997 em Calcutá, na Índia. Anjezë Gonxhe Bojaxhiu – nome de batismo da beata -, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1979 por sua atuação missionária. Ela deixou sua terra natal aos 18 anos, retornando décadas mais tarde. A religiosa fundou a congregação “Missionárias da Caridade”.
“Ela sempre tinha muito trabalho, e não tinha tempo para ficar explicando… Então convidava as pessoas dizendo: ‘venham e vejam’ e as pessoas aprendiam também que a fé tem a ver, não apenas com palavras bonitas, mas com gestos muito concretos. E uma exposição como essa, cheia de fotos e também de palavras, é um ‘vir e ver’, e se deixar tocar por aquilo que muita gente se deixou tocar quando encontrava Madre Teresa”, comparou Dom Gilson.
Já o padre Cícero Dione fez uma reflexão sobre a importância da presença da igreja nesses centros comerciais e sobre como a capela tem evangelizado no local durante 20 anos: “Quando a gente percebe a participação, a disponibilidade das pessoas (em frequentar a capela), comprovamos que há 20 anos atrás, Dom Lucas estava certo em dizer que era importante ter um lugar que se cultuasse a fé e se reservasse um tempo para a adoração para a meditação, em um ambiente de comércio como o shopping. Então a vinda do Santo Sudário aqui foi uma demonstração… E agora nossa Santa Teresa, tendo uma exposição a ela dedicada por um mês. Isso nos anima a continuar, para que desse modo mais pessoas tenham a possibilidade da prática religiosa, mas principalmente tenham a possibilidade de um encontro com uma realidade de mistério que ultrapassa os templos religiosos e adentra a vida das pessoas”.
No Brasil e no mundo
No Brasil a exposição já passou pelas cidades de Brasília, São Paulo e Santos. Outros países, como Itália, Espanha, Polônia, Estados Unidos e México também já puderam conhecer um pouco mais sobre a vida e a espiritualidade de Santa Teresa.
“Estamos muito contentes de estar aqui no shopping porque parece que é bastante movimentado e nós estamos em uma loja bem no meio, que se torna uma evangelização poderosa, porque mesmo que não entrem, veem do lado de fora”, relatou a irmã Maria do Carmo.
As Missionárias da Caridade convidam aqueles que se sentirem tocados a ajudar com a exposição, que entrem em contato com a casa através do telefone 71 3314-5964, para que possam durante esse mês fazer um revezamento para o auxílio ao espaço do shopping.
*Com informações Arquidiocese de Salvador