Em cartaz na Sala do Coro do Teatro Castro Alves por três dias, o espetáculo atraiu mais de 600 espectadores, compondo o projeto Educação EnCena, com patrocínio da Bahiagás e do Governo da Bahia
O espetáculo “5 segundos” conclui a primeira temporada, em 2022, após a retomada do público aos teatros com 100% de lotação da plateia da Sala do Coro do Teatro Castro Alves.
Mantendo todos os protocolos sanitários, a saga de Rui (Felipe Velozo) e Albert (Igor Epifânio) foi assistida por mais de 600 pessoas, nesta edição, em apenas três dias de apresentação, somando quase 5.000 expectadores já alcançados pela trama, desde 2019.
A obra escrita pelo professor, historiador e dramaturgo Ricardo Carvalho é baseada na história real de um soteropolitano que entrou para a história compondo a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e conheceu o drama da morte violenta sob o frio, a fome e a insegurança.
O enredo se passa nos anos finais da Grande Guerra e é o motivo da ansiedade de Lucidalva um dos personagens vividos por Marília Carvalho, que também assina a produção do espetáculo.
Com direção de Alan Miranda, Daniel Arcades e Ricardo Carvalho, “5 segundos” discute o choque de princípios frente os desafios da vida e do viver ou morrer; do cumprimento de uma ordem à necessidade de sobrevivência; do real sentido de se utilizar da força física para fazer valer o argumento; do infindável debate sobre a dignidade da vida humana!
O espetáculo voltou aos palcos em abril compondo o projeto “Educação EnCena”, com patrocínio da Bahiagás, Secretaria de Infraestrutura e do Governo da Bahia. O projeto também foi um dos 36 aprovados na seleção da “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA – 1º Semestre de 2022”.
Com o apoio, “Educação EnCena” também levou “5 segundos” em formato online para estudantes da Rede Pública de Ensino nas escolas Municipal 2 de Julho, Municipal Gregório Pinto e Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador.
Durante os dias de apresentação, a iniciativa da produtora Escritório do Pensamento também ofereceu oficinas gratuitas com noções básicas de iluminação cênica, cenografia e concepção de linguagem teatral com dois dos melhores profissionais do teatro baiano: Alan Miranda e Geovane Nascimento.
E é com muita história para contar que a equipe do Escritório do Pensamento celebra o retorno aos palcos e promete novidades, em breve, a respeito da agenda deste espetáculo que deve pegar a estrada e compor o circuito nacional de teatro no segundo semestre de 2022.
SERVIÇO:
TEXTO: Ricardo Carvalho.
DIREÇÃO: Alan Miranda, Daniel Arcades e Ricardo Carvalho.
ELENCO: Felipe Velozo, Igor Epfânio e Marília Carvalho.
PROMOÇÃO: Escritório do Pensamento, (71) 98159-5403 – epprojetosculturais@gmail.com
PATROCÍNIO: Bahiagás; Secretaria de Infraestrutura; Governo da Bahia. Espetáculo aprovado na seleção da “Convocatória para Ocupação de Pauta da Sala do Coro do TCA – 1º Semestre de 2022”.