Christina Campos, Michele Belo, Cleonilza Santos, Aiane Malaquias e Eflaiane Diniz são as mulheres que comandam o laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da Indústria Raymundo da Fonte
Historicamente minoria no mercado de trabalho, a participação de mulheres no setor industrial é crescente. No laboratório químico de Desenvolvimento de Novos Produtos da pernambucana Indústria Raymundo da Fonte, responsável por marcas líderes na região Norte-Nordeste, como Brilux, Minhoto, Even e Sonho, a presença é majoritariamente feminina.
A engenheira química Christina Campos coordena há 26 anos o time de analistas e técnicos químicos que fazem parte do laboratório, responsável pela criação e aprimoramento da composição dos itens do portfólio. A profissional conta que a maior presença feminina na equipe é antiga e aconteceu de forma natural.
“Esta área exige muita atenção aos detalhes e imersão maior nas pesquisas, o que costuma estar mais associado ao feminino. Minhas meninas trabalham comigo há muito tempo, mas é um trabalho que pode ser bem realizado por qualquer gênero”, afirma Christina.
A água sanitária Brilux, que elimina 99,9% das bactérias, assim como o vinagre Minhoto e o amaciante Sonho, líderes em venda na região, são alguns dos produtos consolidados no mercado desenvolvidos pela equipe. A analista Michele Belo, que faz parte do time há 12 anos, conta que o grupo cada vez mais investe na inovação de produtos que oferecem mais eficácia na assepsia e proteção.
“Nós trabalhamos para entregar produtos com muita qualidade, que podem competir com grandes marcas internacionais e a gente percebe a satisfação dos consumidores. Fico muito feliz por saber que o nosso trabalho proporciona uma vida melhor, tanto na higiene pessoal, produtos para o lar e mais sabor”, complementa a analista.
Christina, que viu nascer muitos destes produtos, também se orgulha. “Me sinto bastante gratificada de poder fazer esse trabalho e levar ao mercado produtos de qualidade. Eu primo muito por entregar um produto de qualidade e o resultado é este: 26 anos atendendo a Indústria Raymundo da Fonte, com a carreira profissional que eu considero de sucesso”, comemora a coordenadora.
Apesar da presença crescente do gênero masculino nas tarefas de casa, o principal perfil de consumidores dos produtos da Indústria Raymundo da Fonte ainda é o público feminino. “Os homens estão participando bastante, mas a escolha do amaciante, da fragrância do produto, assim como o sabonete que será utilizado em casa, ainda é predominantemente feminino”, detalha a engenheira Christina.
Michele conta que o sentimento de desenvolver produtos que melhoram a vida de mulheres consumidoras é de satisfação. “Me sinto realizada porque acredito muito na força da mulher. Acredito que podemos contribuir muito, tanto dentro de casa quanto fora dela. Nós trabalhamos para garantir um produto de qualidade e é muito bom ter a aprovação da dona de casa e de todos os consumidores”, comenta a profissional, que acredita que o laboratório de Desenvolvimento de Novos Produtos é o coração da empresa.
Além delas, o técnico Humberto Aguiar, estudante de engenharia química, é o único homem que compõe o time. “Eu cheguei como estagiário e desde então aprendo muito com a experiência de Christina e de todas as colegas do laboratório. Além disso, é uma área que exige a percepção apurada para conciliar muitos fatores ao mesmo tempo e elas também me ensinam muito em relação a isso”, conta Humberto.
Dos 2.337 colaboradores da Indústria Raymundo da Fonte, hoje 18% são mulheres. Nas unidades industriais localizadas na Bahia e no Rio de Janeiro, esse número aumenta para 26% e 29,3%, respectivamente. Já no setor administrativo, o percentual feminino geral é de 47%. Segundo Mirna Morales, Gerente de Recursos Humanos do grupo, a tendência é que este número aumente nos próximos 5 anos.
Segundo a gerente de Recursos Humanos da Indústria Raymundo da Fonte, Mirna Morales, a perspectiva é de que mais colaboradoras façam parte da empresa nos próximos cinco anos.“Nós temos a vontade e o plano de ampliar essa diversidade, para trazer cada vez mais pessoas com diferentes experiências e olhares para nosso quadro de colaboradores. Isso é enriquecedor”, comenta Mirna.
Sobre a Indústria Raymundo da Fonte
O grupo pernambucano Raymundo da Fonte tem 75 anos de história e é referência na fabricação de produtos de limpeza e higiene pessoal. Detentoras de marcas líderes no mercado como a Brilux, Minhoto, Even e Sonho, a indústria possui cinco fábricas, localizadas em Paulista (PE), Salvador (BA), Horizonte (CE), Belém (PA) e Rio de Janeiro (RJ). Em 2021, se prepara para lançar mais uma unidade industrial, em Itajubá (MG). As Indústrias Raymundo da Fonte possuem um portfólio variado, composto por mais de 350 produtos de limpeza, higiene pessoal, condimentos e inseticidas, que, desde 1946, fazem parte da família do brasileiro.