No mês de março o TOCA, em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) e a Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS), tem exibido A Última Live, um projeto interativo que uniu apresentações do solo O Último Capítulo, com o ator Danilo Cairo, e bate-papos mediados por psicoterapeutas e voluntários do CVV.

As sessões ocorreram em todas as quartas-feiras do mês (10, 17, 24), com a despedida desta temporada gratuita nesta quarta (31), às 20h. O evento integra a programação dos 15 anos de grupo, que celebra também o mês mundial do Circo e Teatro, sendo exibido online, através canal oficial do grupo.

Foto: Divulgação

A Casa Preta Espaço de Cultura é o cenário desta  temporada  híbrida – o audiovisual com elementos cênicos do teatro. Em cena, o ator Danilo Cairo dá vida à tragicômica história de Matias Deodato, um estudante de direito que na trama, planeja encerrar sua vida durante sua última live, transmitindo em suas redes sociais emblemáticas reflexões sobre o sentido da vida e morte enquanto passeia entre os cômodos da casa que o acolhera durante sua infância. Esta obra é uma releitura contemporânea do conto homônimo de Machado de Assis (O Último Capítulo, 1884).

Em sua live, Matias tece com muito humor e emoção detalhes de sua relação direta com cada parte de seu lar, objetos, memórias e com a própria plateia digital; entrelaçando ficção e realidade até uma grande reviravolta se instaurar no clímax deste espetáculo live. Em seu último capítulo, Matias Deodato transforma sua vida em uma espetacularização da realidade.

Foto: Divulgação

A quarta apresentação, no dia 31 de março, deflagra o encerramento da temporada, que se despede centralizando discussões conscientes sobre estados de luto, redes familiares e consciência emocional. Para o momento do bate-papo teremos a mediação de Tita Matos em “Luto e Família: preconceitos, entendimentos e perspectivas” e Carlos Linhares em “Entre a consciência de finitude e a ilusão de eternidade: a eficácia do processo de luto”.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Temporada e bate-papos

As decisões do jovem fomentaram os momentos de bate-papos com mediação de Danilo Cairo e a participação de profissionais psicoterapeutas, após as sessões. No dia 31 de março, o diálogo centraliza discussões conscientes sobre estados de luto, redes familiares e consciência emocional. Para os momentos de bate-papos ocorrerá a condução dos profissionais; Tita Matos em “Luto e Família: preconceitos, entendimentos e perspectivas” e Carlos Linhares em “Entre a consciência de finitude e a ilusão de eternidade: a eficácia do processo de luto”.

Equipe de célebres

À frente do cenário, Erick Saboya e Agamenon de Abreu, tendo Adriano passos como cenotécnico. Figurino nas habilidosas mãos de Diana Moreira, ao lado da modelista Dora Moreira. Iluminação por Allison de Sá e fotografia de Diney Araújo. Nos vídeos, Rogério Vilaronga assume e Anderson Falcão dá régua e compasso no design gráfico do projeto. Cairo também assume direção de produção e idealização do projeto, que tem produção executiva de Bergson Nunes.

Serviço:

O quê: A Última Live – espetáculo teatral + bate-papos temáticos em saúde mental
Quando: 31 de março, 20h
Onde: Canal Toca Criações Artísticas
Quanto: Gratuito