Fala galerinhaaa! Não podia começar minha coluna de música aqui no Catado de Cultura sem uma referência direta ao nosso querido programa. Como o nome da coluna diz, é OUVE AÍ esse som, onde vou trazer lançamentos, recomendações e muitas referências de músicas em várias outras plataformas.
Como sempre gosto de inovar, vou começar a coluna trazendo a música dentro de outra paixão minha que é o cinema. Assim começo indicando o filme que se encontra na plataforma de streaming da Netflix, A Voz Suprema do Blues, que conta com a incrível atuação da Viola Davis e do nosso querido Chadwick Boseman, entres outros grandes atores no elenco. Mas o assunto aqui é música e nesse filme, o estilo musical abordado é Blues, como consta no título do mesmo.
O Blues é um gênero nascido no extremo sul dos Estados Unidos no fim do século XIX, que se desenvolveu a partir das raízes das tradições musicais africanas, canções de trabalho afro-americanas e entre outras. É o canto que vem da alma como uma das personagens cita no filme.
O filme conta a história de Ma Rainey que foi conhecida como a Mãe do Blues, que foi uma das pioneiras do estilo musical, sendo também uma das primeiras cantoras a gravar álbuns. Infelizmente, não existe tantos relatos sobre essa artista incrível, mas ela tem vários sucessos gravados e recomendo que vocês ouçam bastante.
Só para despertar ainda mais a curiosidade, ela gravou com Louis Armstrong e Thomas Drosey, em caso de não conhecer esses dois excelentes músicos, recomendo que essa coluna seja sua leitura semanal.
Ouve aí: https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DZ06evO0RsbvN?si=o8ySy2WcSjmV_cddxfYaXg