A TVE Bahia iniciou nessa terça-feira (5) ao longo de sua programação a exibição dos conteúdos da série educativa “Deu o nome”. Cada episódio conta a trajetória de uma personalidade negra baiana, que ao longo da história deixou importante legado em áreas como arte, ciência, cultura e religião.
A vida de Dinha do Acarajé, Gaiaku Luiza, Luiz Gama, Hilda Jitolu, Olga do Alaketu, Makota Valdina, Mário Gusmão, Mestre Didi, Mestre Moa do Katendê, Milton Santos e Riachão será reverenciada por estudantes do ensino fundamental durante apresentação de seminário escolar na sala de aula.
Dirigida por Lúcio Lima (@luciiolima) e produzida pela TVE, a série busca ampliar a visibilidade e manter viva a memória de pessoas negras que fizeram história na Bahia e no Brasil, oferecendo, especialmente aos jovens negros, referências de resistência e também de trajetórias vitoriosas.
A série busca contribuir para ampliar a visibilidade e manter viva a memória de negras e negros que fizeram história na Bahia, oferecendo, especialmente aos jovens negros, modelos e
referências.