Amantes de HQs [Histórias em Quadrinhos], sobretudo dos encadernados nacionais, poderão se esbaldar com novidades reservadas para este ano. De narrativas históricas do Brasil, com traços incontestes de cartunistas renomados do país, como “A Luta Contra Canudos”, batalha memorável da história do país e da Bahia à novos episódios da famosa série “Turma da Mônica Jovem”, de Maurício de Sousa, uma adaptação para a linguagem adolescente dos memoráveis gibis da Turminha.

Foto: Montagens capas/Divulgação

Foto: Montagens capas/Divulgação

Em “A Luta Contra Canudos”, Daniel Esteves, Jozz e Akira Sanoki farão uma narrativa da saga de Antônio Conselheiro, no sertão baiano, que marcou um dos mais importantes e históricos momentos do país. A versão em quadrinhos mostrará a guerra do povo de Canudos contra o exército brasileiro que culminou na devastação do povoado.

A Editora Nemo, responsável pela publicação do HQ, informa que este é o primeiro de uma série nomeada de “História & Quadrinhos”, que trará outros fatos marcantes do Brasil em quadrinhos.

“As Barbas do Imperador”, HQ baseado na obra homônima de Lilia M. Schwarcz, professora da USP, lançado em 1998 [uma biografia sobre Dom Pedro II], possibilitará aos amantes de quadrinhos uma inserção numa nova visão sobre a memória do Brasil.

A historiadora assina o encadernado juntamente com Spacca, autor dos desenhos. A dupla já lançou outro HQ, que virou best-seller, “D. João Carioca”. O quadrinho “As Barbas do Imperador” promete ser fiel ao livro e terá a recriação, com exatidão, de personagens desse capítulo da história brasileiras, pelos traços precisos do cartunista.

Outra novidade dos quadrinhos este ano é um estilo que se consagrou em 2013, as chamadas Graphic MSP, a linha de graphic novels. Estrelou ano passado a “Turma da Mônica Jovem” e em 2014 terá HQs com histórias inéditas de “Penadinho”, “Bidu”, “Papa-Capim” e a “Turma da Mata”.

“A Máquina do Tempo de Adão Iturrusgarai”, do consagrado cartunista gaúcho, conta com uma coletânea de humor irreverente e polêmico da produção dele nos últimos 30 anos. Entre os assuntos visitados pelo HQ, da Zarabatana Books, estão sodomia, bestialismo, rock’n’roll, escatologia, travestismo, serial killers, vida após morte, comédia stand-up, sadomasoquismo e a verdade.

Destaque para a história “Fuck! Fuck! Fuck!”, que ocupa quatro páginas do encadernado e tem roteiro de Adão e desenhos de outra fera dos quadrinhos nacionais, Laerte.