O filme brasileiro “Regra 34”, dirigido por Julia Murat, com distribuição no Brasil pela Imovision, será exibido na Sala de Cinema Walter da Silveira nesta quarta (18), às 19h – gratuitamente. Esta será a pré-estreia do filme, que entrará nos circuitos comerciais no dia 19 de janeiro.

“Regra 34” conta a história de Simone (Sol Miranda), uma jovem negra que acabou de ser aprovada na defensoria pública e pagou os estudos fazendo performance on-line de sexo como camgirl. O filme é uma produção das brasileiras Esquina Filmes e Bubbles Project (“Benzinho”, “Família Submersa”, “Pendular”).
“O roteiro deste filme foi construído a muitas mãos e durante muito tempo. Mas foi durante a pesquisa de elenco que ele se sedimentou. Neste processo, Gabriel Bortolini [diretor assistente e casting] foi fundamental. Cada encontro, com cada ator, era um processo de sala de roteiro. Depois tivemos um intenso trabalho com os atores escolhidos e o roteiro e os personagens foram novamente modificados. Os atores, todos, mas em especial Sol Miranda, trouxeram outras camadas, aprofundando os personagens. Trabalhar com uma equipe e elenco negros, tendo eles espaços criativos, não é apenas um projeto antirracista. É sobre construção de novas subjetividades e sobre profundidade narrativa”, evidencia a diretora Julia Murat.
A obra levou este ano o Leopardo de Ouro, prêmio máximo do Festival de Locarno, na Suíça, o prêmio de Melhor Direção de Ficção da Première Brasil, no Festival do Rio, e o Prêmio Especial do Júri na quadragésima-terceira edição do Festival do Novo Cinema Latino-Americano de Havana.

O filme “Regra 34” ainda recebeu, no Panorama Coisa de Cinema, a Menção Honrosa Longa e Prêmio Especial do Júri APC, e no Festival de Cinema Iberoamericano Huelva, na Espanha, o Prêmio AAMMA. A protagonista de “Regra 34”, Sol Miranda, levou o prêmio de Melhor atriz no Festival de Cinema Iberoamericano Huelva Espanha, o prêmio de Melhor Interpretação Festival Mix Brasil, além uma menção especial no Festival des 3 Continents, realizado na França. O filme segue sua trajetória em mais de 30 festivais internacionais.

Sala Walter

A Fundação Cultural do Estado (Funceb) reabriu na última quarta-feira (11) a Sala de Cinema Walter da Silveira (Barris), fechada dois anos por consequência da pandemia e em seguida para uma requalificação estrutural. Única sala de cinema gratuita do estado, o investimento para a obra foi de cerca de R$ 330 mil reais. A Sala de Cinema Walter da Silveira hoje funciona também como espaço de difusão da recém-implantada Cinemateca da Bahia. Sem qualquer cobrança de taxa, o espaço é requisitado por produtores independentes, artistas, instituições internacionais e organizações sociais, garantindo um permanente diálogo com a sociedade civil e democratizando a utilização do equipamento cultural pela comunidade.


SERVIÇO

Exibição de Regra 34, de Julia Murat
Quando: 18 de janeiro de 2022 (quarta-feira), às 19h
Onde: Sala de Cinema Walter da Silveira (Rua General Labatut, 27, Barris)
+ Informações: 71 3328-7009
Gratuito