O espetáculo escrito por Eduardo de Filippo fará parte da comemoração de 42 anos da premiada Cia de Teatro da UFBA e marca o retorno presencial das atividades do projeto
Até 28 de maio, de quinta a domingo às 19h, no Teatro Martim Gonçalves, no Canela, a premiada Companhia de Teatro da Universidade Federal da Bahia apresentará a primeira montagem baiana do espetáculo “A Arte da Comédia”, do comediógrafo italiano Eduardo de Filippo. Traduzido por Marcus Villa Góis, que também dirige a encenação, a peça utiliza o realismo para discutir o ato de representar, seja em um palco ou na vida real.
Comemorando 42 anos de existência neste ano, a Cia de Teatro da UFBA levará à cena questões como falta de estrutura adequada para trabalho, pouco reconhecimento e descaso do poder público. O texto escrito em 1964 por Eduardo de Filippo trata do próprio teatro e de sua função social, que questiona e tensiona, de maneira cômica, discussões presentes no dia a dia de profissionais de outras áreas, como direito, medicina, comércio e educação.
“Somente no teatro e nas convenções de representação nos damos ao luxo de acreditar em uma realidade paralela, que poderia existir de acordo com aquelas condições anunciadas”, explica o diretor Marcus Villa Góis. “Uma vez identificado com as personagens, e percebendo aquela história como um evento, o espectador se desloca da sua região de conforto, sua vida, seus problemas, para a vida e os problemas do outro (…) o caso de emocionar-se com uma representatividade que não é a sua, por outro lado, é exercício de empatia e alteridade para, cada vez mais raros, iniciados”, aponta.
Seguindo a tradição da CIA, o elenco é composto majoritariamente por atrizes e atores da Escola de Teatro da UFBA, tendo Zé Carlos Jr. como ator convidado. O cenário é assinado por Eduardo Tudella, projeto de luz por Pedro Benevides e o projeto tem orientação de Deolinda Vilhena na produção e Renata Cardoso no figurino.
Composta por professores, técnicos, alunos, estagiários e artistas convidados, a Cia produz contínua e sistematicamente espetáculos de alta qualidade. Com uma média de duas montagens por ano, já foi premiada com o prestigioso Prêmio Braskem de Teatro, além de outras premiações regionais e nacionais. O grupo tem apresentado peças dirigidas por figuras emblemáticas do teatro baiano, como Ewald Hackler, Harildo Déda, Paulo Cunha e Carlos Petrovich.
Texto: Eduardo de Filippo
Tradução e direção: Marcus Villa Góis
Elenco: Adrián Araújo, Ananda Mariposa, Mili Vilela, Clara Masuku, Gilberto Reys, Zé Carlos Jr., Lidiane Souza, Michel Santana, Nina Andrade, Roama e Sara Lima
Serviço:
O quê: Espetáculo “A Arte da Comédia”
Onde: Teatro Martim Gonçalves;
Quando: 04 a 28 de maio, 19h
Quanto: Vendas na bilheteria do Teatro