Baile Rebita acontece no dia 08 de julho, no espaço Colaboraê
Música, cultura preta, representatividade, diversidade e vivências apresentadas através de canções. ‘’Rebita’’ é o nome do baile que tem como anfitriãs as cantoras Maya e Carolina Bandeira, que juntas, materializaram o evento. Nesta primeira edição o baile recebe uma line up de artistas da cena independente de Salvador, como Dj Paulilo Paredão, Tertuliana, Yan Cloud, Suhh e Santês. Um encontro musical que irá reunir cantores e compositores que irão fazer um verdadeiro baile para todo mundo ficar rebitades. O evento acontece no espaço Colaboraê, no dia 08 de julho, às 21h.
O baile ‘’Rebita’’ é mais que um evento, é um espaço que se propõe a valorizar a arte, a experimentação musical e a cultura preta. É um espaço que traz o resgate de valores ancestrais com uma nova roupagem na arte musical e com artistas independentes da capital. O baile sugere uma imersão na ancestralidade que percorrem por uma diversidade de ritmos e emoções, na busca de promover valorização à composição contemporânea feminina. O baile Rebita faz uma saudação ao ritmo musical de Angola mesclada ao gingado e sonoridades da Bahia, trazendo influências do afrobeat, R&B, afropop, pagotrap, um pagodão do bom, além de uma gama de ritmos eletrônicos.
Você deve tá se perguntando ‘’mas o que é Rebita?’’
Rebita é uma dança de salão de origem angolana com esquema de quadrilhas e à Umbigada do Caduque, uma antiga dança da região. É uma dança alegre e realizada em pares (mas dance como você quiser), todos devidamente trajados, contando com a orientação de um “mestre de sala”, acompanhada de coro que incide na sátira social e política. Rebita foi considerada como uma das mais importantes danças e cantares populares, hoje circunscrita à província de Luanda.
arte card: @eulemoss
foto: @zeroav
SERVIÇO:
O quê: Baile Rebita
Quando: 08 de julho de 2023, às 21h
Onde: Espaço Colaboraê – Rio Vermelho
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/baile-rebita/2004668