A direção executiva ficará sob a responsabilidade de Miguel Athayde, diretor da Globonews, canal de notícias da Globo
A Globo comunicou aos seus colaboradores, e a imprensa de modo geral, na manhã desta terça-feira (29), que a partir do primeiro de janeiro de 2024, Ricardo Villela, atual diretor executivo do departamento de Jornalismo será o novo diretor geral de Jornalismo da Globo. Vilella sucederá Ali Kamel. O atual comandante cumprirá suas atividades até dezembro, e assumirá a recém-criada função de coordenador do Conselho Editorial do Grupo Globo, presidido por João Roberto Marinho.
Ainda segundo a nota enviada pela assessoria da emissora, a movimentação se dar a pedido do próprio Ali Kamel de deixar as funções executivas e as atividades diárias depois de 34 anos no Grupo Globo. Chegou na TV Globo em 2001, quando foi convidado a assumir a direção executiva do Jornalismo da Globo, havia acabado de ser promovido a diretor executivo no jornal. A partir de 2013, primeiro na direção-geral de Jornalismo e Esportes, depois, com a criação da Divisão de Esportes, como diretor-geral de Jornalismo, é o responsável por assegurar a linha editorial dos programas jornalísticos da emissora. 22 anos à frente de posições de liderança da TV Globo.
Ricardo Villela foi editor de política, editor-executivo e editor-chefe do Jornal da Globo, coordenou o Jornal Nacional, chefiou a redação de São Paulo, dirigiu a redação de Brasília e ocupava, há dois anos, a diretoria-executiva de Jornalismo. Em janeiro, terá à frente Miguel Athayde, atual diretor da GloboNews, e marido da apresentadora Renata Vasconcellos.
Vinícius Menezes, hoje diretor regional de jornalismo no Rio de Janeiro, assumirá o comando da GloboNews. A liderança da redação no Rio de Janeira será de Marcio Sternick.