A personagem dentuça e brigona de Mauricio de Sousa ganhou homenagens em 2013

Ela, a garotinha “dentuça, corajosa e brigona”, Mônica, personagem icônica dos gibis de Mauricio de Sousa, completou em 2013 cinco décadas de existência nos quadrinhos Brasil a fora. As homenagens pelos 50 anos da personagem que marcou gerações começaram na Bahia, no Carnaval de Salvador, e se estenderão durante todo o ano, em vários estados do país, segundo a equipe da empresa Mauricio de Sousa Produções, que decidiu ainda realizar surpresas em homenagem à dentucinha de vestido vermelho.

A menina Mônica dos quadrinhos, que não largava seu estimado coelhinho de pelúcia e ganhou recentemente uma versão adolescente na edição “Turma da Mônica Jovem”, foi criada pelo cartunista Mauricio de Sousa em homenagem à filha dele, homônima da personagem.

O criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa | Foto: Paulo Borgia/Flickr

O criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa | Foto: Paulo Borgia/Flickr

“Eu não falo eLado”… Mônica nasceu em 1963 nas tiras do Cebolinha, outro personagem histórico do cartunista, que troca o “R” pelo “L”. Em seguida, Mauricio de Sousa, também inspirado nas filhas, criou as personagens Magali, apaixonada por melancias e gulosa, e Maria Cebolinha, que assim como o Cebolinha, trocava as letras ao falar. A Mônica que inspirou a personagem é atualmente diretora da Área Comercial da empresa Mauricio de Sousa Produções.

turma da mônica

“Quando algumas pessoas me encontram e sabem que eu sou a Mônica, ficam emocionadas. Para mim, isso é emocionante também”, afirmou Mônica, que inspirou a personagem, em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Ela recordou que tinha apenas 3 anos quando o pai a transformou em personagem constante nas tiras do Cebolinha.

A Turma da Mônica, primeira historinha em quadrinhos formada por crianças com várias características, se transformou em presença constante na vida de muitos brasileiros ao logo dessas cinco décadas. Depois, Mauricio criou a Turma do Chico Bento, reunindo crianças do meio rural, a Turma do Bidu, com personagens representando animais de estimação.

Veio também homenagens a ídolos nacionais, com a Turma do Pelezinho, que conta a história de uma turma de crianças amantes do futebol, tendo Pelé como personagem principal, e a Turma do Dieguito, inspirada no jogador argentino Diego Maradona. Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo “Fenômeno” também viraram personagens.

A Turma da Mônica Jovem, nova aposta dos estúdios de Mauricio de Sousa, traz as peculiaridades da adolescência de personagens, que antes eram crianças, com seus anseios típicos dessa fase da vida e sem algumas características antigas: Cebolinha é galã e não troca mais as letras ao falar, nem Mônica aparece tão brava, ela é a bela “mocinha”.

A empresa Mauricio de Sousa Produções é responsável por cerca de 2.500 itens de produtos fabricados por cerca de 100 empresas licenciadas. Os produtos vão de gibis a brinquedos e até esmaltes. O grupo, atualmente, tem se preocupado com questões sócio-ambientais. Por esta razão, as histórias dos personagens passam a envolver temas de sustentabilidade e desenvolvimento social.

*Com informações da Agência Brasil