Festival segue até o domingo (22) com programação especial
O I Festival Literário e Artístico de Rio de Contas (Fliarc) já começou com música, pintura e performances de artistas locais. A abertura do evento ocorreu em cerimônia realizada na última quinta-feira (19), no Club Rio-Contense, e contou com a presença de autoridades, moradores e visitantes. O Fliarc segue até o domingo (22) com lançamento de livros, exposições artísticas e fotográficas, cinema, feira de economia solidária, e apresentações musicais. Durante a cerimônia, teve início também o Seminário “Rio de Contas, Cidade-Mãe da Chapada Diamantina: 300 anos de História, Patrimônio Cultural do Brasil”, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O seminário tem o objetivo de debater valorização e preservação do Patrimônio Cultural da Chapada Diamantina.
Nesta primeira edição, o festival terá o artista plástico Juarez Paraíso como principal homenageado. Durante sua fala, o presidente da Academia de Letras da Bahia (ALB), Ordep Serra, salientou sobre o momento em que o país viveu nos últimos anos e enalteceu a importância do legado de Juarez Paraíso. “A obra de Juarez Paraíso é de um valor extraordinário, riquíssima. É um sinal da fecundidade de Rio de Contas”. Além disso, Ordep Serra reforçou a necessidade da preservação dos patrimônios naturais e culturais. “É preciso lutar por esse patrimônio natural de Rio de Contas, da Chapada Diamantina e de sua metrópole” frisou.
Nas ruas da cidade, muita arte, através de apresentações musicais, artes plásticas e performances. Nas sacadas da antiga Casa de Câmara e Cadeia, o canto de João Gonzaga anunciava a abertura de quatro dias de evento, em que o município vai ser o palco de diversas manifestações. “Que privilégio abrir essa feira. Fazendo isso só tenho que agradecer, um cara preto, liberto, tocando musica aqui nesse lugar onde era de julgamento”, afirma o cantor que realizou a intervenção em um patrimônio público tombado.
A frente do patrimônio, o pintor Zau Spinola, retratava o momento em que Juarez Paraíso, o homenageado desta edição, seguia em direção ao lugar onde se julgava e condenava pessoas. “A minha interpretação desta obra é justamente que Juarez, através de sua arte, de tudo que ele significa como pessoa e como artista, vem trazendo justamente essa liberdade para um lugar que sempre foi de opressão”. A pré-abertura também contou com uma performance clown, feita pelo artista Deferson Melo, que tomou conta das ruas da cidade. O primeiro dia do Fliarc foi encerrado com as apresentações musicais na Praça Doutor Pedro (Landim). No palco, atrações locais como a banda 4NS, os artistas Janio Arapiranga e Binho Oliveira.
Mais informações:
Evento: I Festival Literário e Artístico de Rio de Contas (Fliarc).
Data: 19 a 22 de outubro de 2023 / Local: Rio de Contas, Bahia.
Programação Completa no site: www.fliarc.com.br e no Instagram: @fliarcoficial