A frente da Tem Dendê Gourmet, Danielle Salles exporta delícias típicas da Bahia para a cidade de Porto
Os sabores da Bahia chegaram a Portugal. O acarajé, quitute símbolo da gastronomia baiana, agora é exportado para as terras lusitanas e faz sucesso em uma das cidades portuguesas mais famosas: Porto. A iguaria chega do outro lado do oceano graças à empresária Danielle Sales, proprietária da empresa Tem Dendê Gourmet, marca baiana especializada em acarajés, abarás, vatapás e moquecas congeladas.
É devido à tecnologia de congelamento a vácuo da Tem Dendê Gourmet que o acarajé consegue chegar às mãos do chef Laurent Rezette em Portugal, que serviu a iguaria na inauguração da Casa Brasiliana, um estabelecimento de produtos de origem brasileira nas terras portuguesas.
Apoiada pelo Instituto Mandarina, entidade que impulsiona a geração de renda para pequenos empreendedores da Bahia, Danielle passou por formações de gestão e recebeu apoio financeiro para impulsionar ainda mais o negócio. Através da realização e incentivo a projetos, inclusive por meio do apoio de outras organizações, a entidade fomenta redes e articulações em prol dos empreendedores baianos.
Além disso, o impulso proporcionado pelo Mandarina aos pequenos negócios da Bahia, consegue quebrar as barreiras geográficas e destacar a cultura local, tanto em outros estados, quanto em outros países, como aconteceu com Danielle. É o que afirma a fundadora da entidade, Neila Larangeira.
“Um dos focos do Mandarina é justamente levar a cultura baiana para outros lugares. Por meio das nossas ações de apoio aos empreendedores, isso já acontece indiretamente, o que é muito significativo para o Instituto. Queremos disseminar pelo Brasil e pelo mundo as riquezas culturais que a Bahia tem a partir dos empreendedores que fomentam a baianidade através de diversos setores, como gastronomia e artesanato, entre muitos outros”, explica Neila.