Entre 24 e 27 de janeiro de 2024, evento faz o reconhecimento desses mestres como heróis populares e promove quatro dias de celebração da cultura afro-brasileira em Salvador

A história viva da capoeira desembarca em Salvador entre os dias 24 e 27 de janeiro de 2024 para a quinta edição do Rede Capoeira, evento gratuito que fomenta e valoriza a capoeira por meio de atividades culturais, rodas de conversa e diálogo entre mestres e praticantes. Desta vez, o destaque será a presença de 14 mestres brasileiros octogenários que estão entre os mais importantes do mundo. Durante o evento, eles serão homenageados e reconhecidos como heróis populares, detentores de conhecimentos determinantes para a preservação e propagação da capoeira como elemento da cultura afro-brasileira, agregador de arte e maior veículo de divulgação da língua portuguesa.

5º Rede Capoeira vai acontecer em espaços como Mercado Modelo, Espaço Cultural da Barroquinha e Praça da Cruz Caída, numa realização do Projeto Mandinga – Associação Integrada de Educação, Arte, Esporte e Cultura, produção da Pau Viola e apoio da Prefeitura de Salvador. “Criamos uma edição especial para homenagear em vida esses mestres, que são embaixadores da nossa cultura, pelo legado deixado e caminhos abertos para a valorização e internacionalização da capoeira no mundo. Vamos honrá-los como heróis populares e o mais importante: ouvi-los. Eles são donos de saberes e vivências únicos e, apesar disso, ocupam uma posição frágil e desfavorecida na memória e cultura do país”, introduz o baiano Mestre Sabiá, idealizador e coordenador do evento.

Entre os homenageados estão os baianos Mestre João Grande, Mestre Acordeon, Mestre Boca Rica, Mestre Brandão, Mestre Felipe de Santo Amaro, Mestre Olavo, Mestre Pelé da Bomba, Mestre Brasília, Mestre Virgílio, Mestre Cafuné, Mestre Carcará, Mestre Curió, o carioca Mestre Celso e o sergipano Mestre Sombra. “Me sinto honrado, a capoeira enquanto resistência será sempre elemento de afirmação ancestral.  É merecida e mais do que necessária essa homenagem”, afirma Mestre Cafuné.

Discípulo de Mestre Bimba – Aos 85 anos de idade, Mestre Cafuné é um dos mais antigos discípulos do Mestre Bimba ainda em atividade. Formado na capoeira em 1967, hoje faz parte da Fundação Mestre Bimba e Filhos de Bimba Escola de Capoeira. Quando começou, era muito tímido e medroso, e na sua vez de ganhar um apelido, lembra que o próprio Mestre Bimba disse “Ele não joga capoeira, ele faz cafuné”, que é o título do seu livro publicado sobre as vivências na academia do Mestre. Hoje Cafuné é sua identidade e ele continua na ativa, já com passagem em praticamente todos os estados do Brasil fazendo oficinas e repassando os ensinamentos do Mestre Bimba. “Antes eu era tímido, e hoje faço palestras para mais de 300 pessoas. A capoeira levantou minha cabeça e mudou a minha vida”, declara.

Programação – Para praticantes da capoeira, o 5º Rede Capoeira traz oportunidades únicas, como a Oficina com Mestre João Grande, hoje com 90 anos, residente nos Estados Unidos (NY), onde é doutor pela Universidade de Boston pelo seu nível de cultura oral – mesmo sem falar inglês -, e merecedor de homenagem da política norte-americana Hillary Clinton durante seu mandato como senadora (2001 a 2009). A atividade acontece dia 25 de janeiro, às 17h40, na Praça da Cruz Caída.

Também serão ponto do alto do 5º Rede Capoeira a Oficina É Regioná, com Mestre Nenel e Mestre Cafuné, e a Oficina Legados do Recôncavo, com Mestre Filipe, Mestre Brandão, Mestre Adó, Mestre Ivan, Mestre Goes e Mestre Carcará, que culminará num Arrastão até a roda de capoeira do Terreiro de Jesus com Mestre Lua Rasta. “Buscamos a construção de um novo olhar consciente e responsável, capaz de interromper o ciclo de exclusão sofrido pela capoeira e seus mestres no Brasil. Sobretudo em um momento em que o mundo está tão desesperançoso e espiritualmente frágil, a capoeira se potencializa pela sua vocação de cultivar a ancestralidade, nutrindo a fé em algo maior e tornando as pessoas mais resilientes, sociáveis e tolerantes”, reforça Mestre Sabiá

Ainda integram a programação do 5º Rede Capoeira as seletivas Bahia e Mundo e etapa final do campeonato Estação Paranauê – o maior realizado atualmente no mundo – e atividades culturais como Oficina de Berimbau e Pandeiro, a Festa do João com o Samba do Recôncavo para comemorar o aniversário de 91 anos do Mestre João Grande, o Samba de Roda com a Mestre Nalvinha, além de grande show de encerramento no Espaço Cultural da Barroquinha, com todas as atividades gratuitas e abertas ao público.

SERVIÇO

5º Rede Capoeira

Quando: 24 a 27 de janeiro de 2024

Onde: Mercado Modelo – Espaço Cultural da Barroquinha – Praça da Cruz Caída

Entrada gratuita