Durante esse período festivo, os participantes terão a oportunidade de desfrutar de apresentações culturais, oficinas, vivências, roda de conversa, o Tour Capoeirístico, batizados, trocas de graduação e formatura. Idealizado pelo empreendedor sócio-cultural-esportivo, mestre Balão, o Festival Internacional de Capoeiragem, que ocorre desde 2008, bianual, tem como objetivo difundir a valorização da Capoeira sob diversas perspectivas: artística, esportiva, educacional, turística e cultural, considerando-a patrimônio imaterial da humanidade.

O festival se destaca por reunir pessoas de diferentes grupos de Capoeira e nacionalidades, visando o compartilhamento de conhecimentos entre capoeiristas de diversas idades e amantes dessa arte. Além disso, busca instruir por meio da prática e teoria, contribuindo para a preservação da Capoeira, reverenciando mestres antigos e tradições populares.

“Como parte integral da cultura e tradição da Bahia, a Capoeira desempenha um papel vital na nossa identidade cultural e na preservação do nosso patrimônio. O festival que estamos preparando, cheio de surpresas, busca não apenas celebrar essa manifestação única, mas também promover um diálogo intercultural enriquecedor, bem como estimular o turismo cultural e a economia local”, afirma o idealizador do projeto, mestre Balão.

A abertura do Festival será marcada pela “Noite da Galanteria da Capoeira”, com o mestre Acordeon, vindo dos EUA que, aos 81 anos, estará no piano, trazendo sua rica história através da música. Este evento contará com a roda da galanteria da Capoeira, com mestres da velha guarda e convidados, homenageando o mestre Acordeon, uma das figuras responsáveis pela internacionalização da Capoeira, especialmente nos Estados Unidos, onde reside há mais de 40 anos.