Doritos amplia atuação em prol da diversidade e dá nome ao principal palco do evento onde se apresentam mais de 30 atrações até domingo, 12 delas são do Nordeste
Luedji Luna, ÀTTØØXXÁ, Larissa Luz e Ilê Aiyê são algumas das atrações nordestinas que vão subir ao palco principal Orí DORITOS do Festival Feira Preta 2024, entre os dias 3 e 5 de maio, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Entre as mais de 30 atrações musicais, 12 delas são do Nordeste do país. DORITOS que, desde 2017 abraça a diversidade no Brasil de forma atuante, firmou patrocínio ao Festival Feira Preta 2024. Como parte do seu legado, a marca está ampliando a atuação em prol da causa e dá nome ao principal palco do evento que terá atrações nacionais e internacionais, além de trazer outras ativações como a distribuição de amostras de produtos com embalagens desenvolvidas especialmente para a ocasião, feitas por artistas plásticos convidados da marca.
Com o tema “Felicidade é a nossa revolução”, o Festival Feira Preta – o maior festival de cultura negra e economia criativa da América Latina – assume o compromisso de entregar ao público uma experiência que vai criar e enraizar felicidades coletivas, celebrar as identidades e gerar prosperidade para a comunidade negra.
O palco Orí DORITOS irá receber artistas como Marcelo D2, Tasha e Tracie convidam Mc Luanna e Duquesa e ÀTTØØXXÁ convida Rincon Sapiência e Larissa Luz. DORITOS celebra a parceria com o Festival Feira Preta empoderando as narrativas dos(as) empreendedores(as), dos(as) artistas(as) e de todas as pessoas que fazem parte dessa construção dando ainda mais visibilidade, investimento e foco para o recorte racial que já ocorre em suas campanhas e iniciativas.
“O respeito e o incentivo à participação de movimentos como este estão no centro de tudo o que fazemos. São pilares da nossa estratégia de negócio e fazem parte dos nossos valores e da nossa visão de “Vencer com Propósito”. Por isso, promovemos a diversidade, em todas as suas formas, dentro e fora da companhia. Estar nessa parceria com o Festival Feira Preta mostra nossa relação com o desenvolvimento da nossa marca em poder amplificar uma das pautas mais importantes que temos no nosso radar”, explica Cecilia Dias, VP de Marketing da PepsiCo Brasil Alimentos.
“A PepsiCo está desde 2021 como apoiadora institucional da PretaHub, onde realizamos uma série de iniciativas de aceleração da criatividade negra nas artes e no empreendedorismo, com cursos, mentorias, investimentos e conexões com empresas compradoras. Quando DORITOS chega ao Festival Feira Preta, este grande evento que celebra nossa cultura e movimenta todo um ecossistema, fico especialmente feliz porque representa uma continuidade, uma compreensão de que os momentos de celebração também nos compõem. Eu acredito que o racismo é sistêmico, então as soluções precisam ser também. Fico feliz que a marca esteja na mesma intenção que a gente nesta jornada”, comenta Adriana Barbosa, idealizadora do Festival Feira Preta e diretora executiva da PretaHub.
A marca, que incentiva o(a) consumidor(a) a ser um triângulo em um mundo de quadrados, encontra no Festival Feira Preta o espaço perfeito para unir a ousadia de ser quem se é, de celebrar histórias de vida e em que fará um convite às pessoas: “ousadia é ser autêntico(a), poder expressar sua atitude “BOLD” de mostrar suas realizações, ter orgulho de suas histórias”.
A 22ª edição do evento é realizada entre os dias 3 e 5 de maio no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O festival, criado há 23 anos com foco em empreendedorismo negro no Brasil, volta em 2024 com uma proposta ainda mais potente e ousada, reunindo diferentes pilares relevantes dentro de um festival, como atrações musicais, feira gastronômica, moda, atitude e empreendedores(as) negros(as) de todo o país. Para conferir mais informações, acesse www.festivalfeirapreta.com.br e também as redes sociais da marca.
Ações PepsiCo em prol da pauta racial
A PepsiCo Brasil é patrocinadora da PretaHub, realizadora do Festival Feira Preta, desde 2021. A companhia é signatária e criadora do MOVER (Movimento pela Equidade Racial), formado em 2020 por companhias e instituições comprometidas com a promoção da inclusão racial e a superação do racismo. A diversidade racial é um pilar fundamental na estratégia e responsabilidades da companhia globalmente. A meta no Brasil, por exemplo, é ter 30% de negros e negras em cargos de liderança até 2025 e, no final de 2023, o programa de trainees da companhia, NextGen, abriu inscrições exclusivas para pessoas pretas e pardas. A PepsiCo ainda conta com o Negrow, grupo formado por funcionários(as) voluntários(as) com objetivo de promover um espaço seguro para escuta ativa de pessoas negras, gerando propostas de ações para a construção de um ambiente de trabalho mais diverso, equitativo e inclusivo. Entre outras iniciativas, o público interno PepsiCo também tem momentos de letramento racial, de mentoria reversa, em que temos representantes negros(as) do Negrow como mentores(as) de membros do comitê executivo, contribuindo para a jornada de conscientização e engajamento de lideranças sobre a perspectiva racial, e a possibilidade de contribuir com o programa LIFT (Língua, Inspiração, Foco, Transformação), que utiliza o ensino da língua inglesa como ferramenta de transformação social.
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos(as) consumidores(as) mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY’S®, DORITOS®, CHEETOS®, GATORADE®, PEPSI-COLA®, MOUNTAIN DEW®, QUAKER® E SODASTREAM™. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas saborosas, incluindo muitas marcas icônicas que geram mais de US$1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.
O pep+ é nossa transformação estratégica de ponta a ponta que coloca a sustentabilidade e o capital humano no centro de como criaremos valor e crescimento, operando dentro dos limites planetários e inspirando mudanças positivas para o planeta e as pessoas. Para obter mais informações, acesse www.pepsico.com e siga-nos no X (Twitter), Instagram, Facebook e LinkedIn @PepsiCo.