Esta é a segunda etapa do Festival Tempero do Subúrbio, que convida público para visitar e votar nos empreendimentos que concorrem a prêmio com pratos diversos

Após qualificar 30 empreendedores que atuam no ramo da gastronomia com cursos e mentorias em gestão de negócios e culinária, o Festival Tempero do Subúrbio (@festivaltemperodosuburbio) selecionou 10 empreendedores que passaram para a fase do Rolê e Batalha Gastronômica, concorrendo ao prêmio de R$ 5 mil. O Rolê acontece entre 05 julho e 03 agosto de 2024, com uma ocupação artística e de circulação nos bares, restaurantes e botecos selecionados da região do Subúrbio.

De pratos típicos da culinária baiana e nordestina a lindas criações em confeitaria, diversos sabores e tipos de comida foram aprovados para serem apresentados ao público durante a etapa de votação no Rolê Gastronômico. Entre eles foram classificados: “Boteco da Mari”, “Cantinho da Ju”, “Confeitaria Gaby Cakes”, “Cuscuzeria Sertaneja”, “Delícias de Aninha”, “Doce Mania”, “Feijão da Dulce”, “Parcerias Bar e Petisco”, “Street BBQ” e “Tempero de Família”

A seleção aconteceu no último sábado (15/06), na Fazenda Music Bar, a partir da apresentação dos pratos e pitchs de cada empreendedor, que defendeu sua receita e o diferencial do seu negócio. A banca avaliadora contou com com as presenças dos chefs Jorge Washington e Isac Rabelo, dos influenciadores Anderson Simplício (Belezas do Subúrbio) e Jaqueline Sales (Jac Come), do professor em história da gastronomia, Elmo Alves e das empreendedoras Roseane Moreira (Minha Cesta) e Patrícia Telles (Barasabores).

George Bispo, um dos coordenadores do projeto, destaca que a fase de qualificação, com os cursos e mentorias, impactaram positivamente diversos empreendedores da região, reunindo uma diversidade de negócios distribuídos pelos 23 bairros do Subúrbio. “O projeto conseguiu chegar naqueles que nem redes sociais possuíam, alcançando desde o micro até o médio empreendedor, ampliando perspectivas para o impulsionamento desses negócios”.

A realização do Rolê Gastronômico busca construir um novo olhar sobre o Subúrbio, destacando a região como roteiro turístico e gastronômico. “O público poderá experimentar os sabores e diversidade que cada um desses dez empreendimentos oferece. Além disso, iremos demarcar o território do Subúrbio, tão estigmatizado socialmente, como um celeiro gastronômico e cultural”, conclui Geise Oliveira, que também coordena o projeto.

O Festival Tempero do Subúrbio é uma iniciativa contemplada no edital Fundo Bora Cultura Preta, realizado pela Preta Hub e patrocinado pela AmBev. É uma realizacao da Di Preta Produções em parceria com o Ifé – Centro de Pesquisa e Ativismo Negro e com produção da Aganju Produções.