Filha de boia-fria, Daiana da Silva da Paixão desafiou as estatísticas, alcançou o mundo acadêmico, literário e hoje brilha como apresentadora de TV
Nascida no distrito de Sarapuí, em Valença, Bahia, Daiana é o exemplo vivo de que sonhos podem superar qualquer barreira. Criada por Rosângela, uma mãe solo que sustentava a casa como boia-fria, Daiana começou a estudar apenas aos 10 anos e, em poucas semanas, já sabia ler e escrever. Para ajudar nas despesas, trabalhou como vendedora de Avon, costureira e até lavando azeite de dendê. Seu primeiro salário, de R$ 40, foi investido no curso de computação, um marco que abriu as portas para seu futuro.
Daiana enfrentou desafios imensuráveis: pagou a faculdade com o que ganhava como operadora de caixa, conciliou trabalho e estudo, e estagiou no judiciário mesmo sem remuneração inicial. Superando assédios e preconceitos, nunca perdeu o foco. “Transformei as palavras negativas em motivação para provar que ninguém pode limitar os meus sonhos”, afirma.
Hoje, Daiana soma conquistas: duas graduações, especializações, mais de 25 livros publicados, sendo 15 autorais, e voos cada vez mais altos. À frente do quadro Papo de Sucesso, no Band Mulher, e do podcast Café com Propósito, ela dá voz a histórias inspiradoras e segue motivando mulheres a acreditarem em seus potenciais. Em outubro, ela lança seu mais novo livro, Pela janela do infinito, que reúne reflexões sobre sua jornada de superação e a força de vencer desafios sem perder a essência.
“Minha história prova que o lugar onde nascemos não define quem somos. Enfrente os nãos e construa a sua luz”, conclui Daiana, que segue brilhando como uma referência de inspiração e resiliência.