A primeira edição do Circuito Cultural Feira EnCena reuniu diversas linguagens artísticas em escolas de Feira de Santana, nesta sexta-feira, 27, primeiro dia do evento que segue até domingo, 29, com apresentações culturais diversificadas em vários locais do município. A cultura popular foi a protagonista do dia, celebrada em seis instituições de ensino da rede estadual.

“Nós começamos por um lugar muito especial, que é a escola pública, junto aos estudantes, promovendo essa importante integração emancipatória: educação e cultura juntas. É tão lindo ver essas expressões da cultura — o cordel, a poesia, o sarau, a música, as artes plásticas — dialogando com as nossas juventudes”, disse o secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro.

Pela manhã, as ações foram realizadas no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, no Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho e no Colégio Estadual de Tempo Integral de Feira de Santana, no bairro Aviário, com apresentações de cordel e artes plásticas para os alunos da rede estadual.

À tarde, a programação seguiu no Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, no Colégio Estadual Professora Célia Andrade e no Colégio Estadual de Tempo Integral Carolina Maria de Jesus, no bairro Tomba.

“Eu gostei bastante do sarau. Achei muito interessante porque, hoje em dia, muitos jovens não têm livros ou não têm condições de comprá-los”, disse a estudante Stefany Pereira dos Santos.

Segundo a diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), Sara Prado, o Circuito leva cultura e arte de forma democrática para toda a população de Feira de Santana. “O Circuito Cultural Feira EnCena é uma proposta da Secretaria de Cultura do Estado para diversificar as expressões artísticas em vários espaços. Estamos na sede, nos distritos, nos bairros periféricos, entendendo como a cidade de Feira de Santana se organiza e garantindo que, em todo lugar, um pouco de cultura e arte chegue à população feirense”, afirmou.