A temporada de estreia de “Candomblé da Barroquinha”, realizada entre os meses de janeiro e fevereiro em Salvador (BA), não rendeu apenas sessões esgotadas e sucesso de crítica. O espetáculo recebeu quatro indicações ao Prêmio Bahia Aplaude, antigo Prêmio Braskem de Teatro, que chega à sua 30ª edição em 2025. A peça irá concorrer nas categorias Espetáculo Adulto, Direção, Texto e Categoria Especial. A indicação foi bastante comemorada pela equipe e marca uma etapa importante da peça estreante que, em breve, espera anunciar novas temporadas.

“Estreamos em janeiro e estamos em março já com esse reconhecimento importante. A DAN Território sempre acreditou nas histórias que contamos artisticamente e isso nos motiva a seguir em frente, trabalhando. O ‘Candomblé da Barroquinha’ traz uma equipe gigante e celebramos o fato de narrativas como esta ganharem espaço em premiações importantes, como o Prêmio Bahia Aplaude”, destaca Daniel Arcades, dramaturgo que assina o texto do espetáculo.

“Candomblé da Barroquinha” faz uma homenagem ao Candomblé Ketu, maior e mais popular nação do Candomblé no Brasil, trazendo à cena as vivências cotidianas de Marcelina, uma jovem abian, e da comunidade à sua volta. Apesar de ficcional, a obra é fundamentada a partir da pesquisa do diretor Thiago Romero e do dramaturgo Daniel Arcades, e o enredo revisita o que se tem como umas das histórias sobre a origem do candomblé, remontando suas origens, e celebrando a história espiritual e cultural do povo negro diaspórico.

Realizado pela DAN Território de Criação, o espetáculo tem no elenco nomes conhecidos cena teatral baiana como Nitorê Akadã, Yalorixá do Ilê Axé Egbe Omi N’lá, Fernanda Silva, Larissa Libório, Shirlei Silva, Antonio Marcelo e Diogo Teixeira. A coreografia é de Nildinha Fonseca, a direção musical é de Lucas Maciel e a direção de produção é de Laise Castro.