As redes sociais já não são mais um fenômeno recente e não precisam de apresentação. Basta estar online para ser impactado diariamente por conteúdo que nasceu e foi disseminado por meio do Twitter ou do Facebook, mesmo que você não esteja relacionado a essas redes. Para termos ideia do quanto elas representam em termos de tempo e intensidade em nosso cotidiano, listo abaixo alguns dados impressionantes levantados no Brasil pela ComScore em fevereiro de 2014:

– O brasileiro passa quase 13h por mês online em redes sociais. Esse número representa mais do que o dobro de tempo médio que o resto do mundo usa nesses sites.

– Entre fevereiro de 2013 e 2014, o número de interações de usuários brasileiros no Facebook aumentou 26%.

– Brasileiros passam mais tempo usando o Facebook do que mexicanos e argentinos juntos passam online por mês.

Foto: Daniel Y. Go

Foto: Daniel Y. Go

Os números mostram que as redes sociais fazem parte do cotidiano do brasileiro. Estar online o tempo todo em qualquer lugar deixou de ser uma atitude de nerds ou workaholics e passou a ser uma premissa para o convívio social. O acesso à internet móvel e aos smartphones têm alavancado esse comportamento. Mais do que uma oportunidade de relacionamento entre marca e seus fãs, as redes oferecem vários formatos de oportunidades comerciais e devem fazer parte da estratégia online da sua empresa. Com uma estratégia segmentada e personalizada, empresas de qualquer ramo podem se aproveitar das redes como canal de vendas e comunicação. Apresento os principais aspectos a serem considerados para o estabelecimento da presença da sua marca:

1.    Defina seu budget:

A agência pode fazer um estudo da situação de sua marca e de seus concorrentes e, com base em seus objetivos e nos resultados dessa análise, apresentar um plano de ações e a verba recomendada. Porém, se você tem um limite estabelecido de investimento para uma ação dessa natureza, recomendo que esse valor seja compartilhado com a agência antes do plano. Assim, ela pode trabalhar de forma mais objetiva, pensando na melhor forma de investir a verba disponível. Sem exageros e sem frustrações.

2.    Conheça o perfil de seu cliente:

Para realizar uma campanha assertiva, que converse com pessoas cujo perfil geral é adequado ao consumo de seu produto ou serviço, é preciso saber quem são essas pessoas. Análises nos dados de CRM ou pesquisas elaboradas por profissionais especializados são as melhores formas de ter segurança para iniciar o investimento em redes sociais. Estas medidas fornecerão um diagnóstico confiável e apresentarão dados para embasar as ações de relacionamento.

3.      Não fale apenas sobre produto ou serviço:

É muito tentador ficar jogando confete na própria cabeça quando o assunto é comunicação. Mas um perfil em redes sociais tem muito mais dinamismo e proximidade do que uma campanha publicitária. Costumo dizer que, se fosse pra ver só produtos, o cliente não seguiria sua fanpage, mas iria direto à sua loja virtual. Rede social subentende relacionamento. É uma conversa com pessoas que voluntariamente seguem a sua marca. E conversa pressupõe interação. É uma via com duas mãos. Seu produto ou serviço tem que estar inserido nessa troca, mas é o universo ao redor dele que vai gerar o conteúdo: histórias de quem já usou, fotos de clientes satisfeitos, datas comemorativas que têm relação com a área de atuação de sua empresa, etc. Comentários devem ser respondidos, ainda que não tragam perguntas. É entre esses fãs que estão os evangelizadores de sua marca, que “trabalham” gratuitamente pelo crescimento dela. Eles têm que receber atenção.

4.     Métricas:

Um dos aspectos que fazem da internet um canal excepcional de divulgação são as métricas. Medir resultados de ações online é muito mais rápido, barato e específico do que fazer isso com as mídias tradicionais. São as métricas que primeiro apontarão se o engajamento está de acordo com as expectativas, que tipo de conteúdo gera mais interesse e qual tipo não gera. Elas podem embasar ajustes de verba/canal e, assim, permitem que a o investimento seja mais rentável.

Investir em redes sociais é um caminho interessante para qualquer tipo de negócio, desde que sejam escolhidos adequadamente as redes e os formatos a serem usados em cada uma delas. Mas é preciso sair do comum, ser ousado e confiar em seu parceiro digital.

*Por Carla Faria Del Valle – Diretora de criação da Polvo.