Um dia acordei muito triste com a escolha que tinha feito para o meu futuro e, desse dia em diante, andava amargurado e indo para a faculdade como quem ia para o corredor da morte! Numa conversa com um amigo abri os olhos e vi que precisava ir em busca do meu sonho, só assim poderia viver em paz interna.

Pesei prós e contras e vi que ser feliz era maior do que tudo e decidir me inscrever no Curso de cozinheiro do SENAC – Casa do Comércio em Salvador…

Allan Santos, da dúvida ao sonho... | Foto: Cadu Freitas/BnL

Allan Santos, da dúvida ao sonho… | Foto: Cadu Freitas/BnL

Desde então não parei de trabalhar na área, desde a reforma e implantação de um restaurante e bar familiar – que hoje é um empreendimento de enorme sucesso -, a chefia de cozinha de restaurante em seu final de vida. E, o maior dos aprendizados, que é a cozinha de um resort urbano cinco estrelas aqui em Salvador, como cozinheiro, passando por absolutamente todos os meandros que um cozinheiro precisa para uma formação plena!

Viver feliz não tem nada a ver com ter uma vida fácil, a forma que se enxerga a vida se torna agradável, mas dizer que é moleza meus amigos… Não é!

Entender que o mostrado na tevê e nas revistas é apenas a ponta do iceberg, é complicado visto de fora, fazer parte do iceberg é gostoso, você é levado. Só quem está inserido nessa rotina sabe o que é ficar 12 horas em pé e, muitas vezes, até mais do que isso e ainda assim encerrar a jornada entre risos e brincadeiras.

Isso é o resultado de ser feliz, de fazer o que ama... | Foto: Divulgação

Isso é o resultado de ser feliz, de fazer o que ama… | Foto: Divulgação

Nos dias de descanso geralmente ser a pessoa que se envolve na cozinha, que está sempre em pé até para conversar e falar de comida nunca é um fardo e sim um momento até de difundir conhecimento.

Tem gente que insistentemente nos chamam de malucos. Talvez sim… Somos loucos pelo que fazemos, amamos demais nossa rotina e amamos ainda mais quando somos brindados pelo reconhecimento do nosso trabalho. Esse trabalho que se compõe por suor, inteligência e as vezes sangue!

A indescritível e irresistível Costelinha preparada por Allan e distribuída [Delivery] por sua marca, a Santô - atestada gostosura pelo Bahia na Lupa. | Foto: Divulgação

A indescritível e irresistível Costelinha Suína preparada por Allan e distribuída [Delivery] por sua marca, a Santô – atestada gostosura pelo Bahia na Lupa. | Foto: Divulgação

Por tudo isso, conclamo aos meus colegas amarem o seu ofício, valorizarem esse dom e transmitirem nas suas produções AMOR!

Esse é meu artigo de retorno ao Bahia na Lupa que me dá régua e compasso para devagar sobre as minhas loucuras!