Foi-se o tempo em que entrar numa lista ‘Vip’, de festas bacanas em Salvador, era sinônimo de maratona de ligações atrás de contatos estratégicos ou promoters bem humorados. O avanço das novas tecnologias, somado ao advento dos aplicativos mobiles e um punhado de boas ideias da cabeça de uma turma de jovens empreendedores, da capital baiana, resultou no app ‘Você é VIP’. Uma plataforma intuitiva que conecta os usuários aos melhores eventos da cidade, dão-lhes status de ‘Very Important Person’, da tradução literal “pessoa muito importante”, colocando-os na lista especial da balada, além da reserva e compra de ingressos, parcerias e promoções especiais.
Mas, afinal, quem está por trás dessa novidade, dessa aplicação que, em três meses de lançada, já agita a cena do entretenimento soteropolitano? Os amigos Marcos Lourenço e Gabriel Moreira, advogados, tiveram a ideia de criar o app numa festa junina, ano passado. Tinham a ideia, “no escuro”. A eles, se uniram os analistas de sistemas Danilo Caetano e Ciro Barbosa, para clarear e dar formatação à plataforma. O aporte financeiro inicial veio de um quinto sócio, um grande empresário da capital, que prefere o anonimato, parente de um dos meninos, que acreditou no projeto e deu o voto de confiança ao empreendimento até então inédito na soterópolis.
“Nós vimos que existia essa brecha no mercado baiano, de uma lista online, algo mais fácil, para as pessoas que tinham dificuldades de encontrar um promoter – todos sabemos que, para ter entrar em uma boa festa, colocar o nome na lista, ou você conhece um promoter, ou tem acesso a uma lista disponível pelo próprio evento -, então, tentamos unir o útil ao agradável”, explica Marcos, 30 anos, que divide seu empenho ao Você é VIP com suas funções de vice-presidente da OAB Jovem.
Segundo ele, cada um, com suas peculiaridades de trabalho, extraíram o melhor de si para investir no aplicativo. No início, realizaram uma verdadeira maratona em busca de parceria com todos os eventos da cidade, hoje, empresários do ramo já os procuram em busca desse enlace. Em números, o app já alcança, segundo Danilo Caetano, 35 anos, cerca de 3 mil downloads, em três meses na App Store e na Play Store – pois ainda só está disponível versões para iOS e Android. Planejam, até o carnaval, disponibilizar para smartphones com sistema operacional Windows Phone.
Interatividade
Integrado a um site e às redes sociais da web, o app foi lançado dia 07 de novembro do ano passado, às 10h, como faz questão de frisar o analista Danilo, e, desde lá, já acumula mais de 10 mil seguidores no Instagram, milhares de likes e comentários, a cada postagem, sorteio ou promoção. “Hoje, o número de usuários está surpreendendo todo mundo, tanto em redes sociais, como na plataforma. Estamos tendo um feedback muito bom, devido a qualidade do produto que lançamos”, comenta Danilo.
O dever de casa foi o básico: fizeram reuniões, colherem informações de mercado, viram como o ramo se comporta, entrevistaram proprietários de casas de show, conversaram com profissionais que lidam com entretenimento em Salvador, amadureceram a ideia, contaram com a paciência e compreensão da família – pelas poucas horas de sono e redução de atenção – e, comemoram, como resultado, a formatação de “um projeto sólido e bem sucedido”.
“Tenho confiança, acredito ainda mais naquilo que foi proposto há cinco meses, no início da criação. Dia após dia, estamos trabalhando, crescendo, temos certeza que vamos chegar, ano após ano, a um número maior de usuários, à evolução contínua dessa aplicação”, confia Gabriel, 28 anos, advogado e empresário – é dono de uma loja virtual de bonés exclusivos, a DOM.
“Eu, Gabriel Moreira, trato o Você é VIP como um ‘filho’. Iniciando aquele processo de maturação, dando forma, ‘educação’, para que depois ele possa andar com as próprias pernas e a gente possa apenas coordenar. Mas, como todo filho, o processo inicial é um pouco complicado e requer mais tempo dedicado, para lá na frente ter retorno garantido”, afirma.
Atrativos
O outro analista da trupe de jovens empreendedores, Ciro Barbosa, 30 anos, destaca que o sucesso do app, desde o lançamento, se deu também pelos vídeos gravados por alguns artistas baianos, postados nas redes sociais e enviados via WhatsApp, divulgando a marca. Entre alguns nomes estão Márcio Vitor (Psirico), Rafa Chaves (Chiclete), Vina Calmon (Cheiro), Kart Love, a turma das bandas Eva, Duas Medidas e Torres da Lapa, entre outros.
Ele também defende que a possibilidade de os usuários ganharem comissão atuando como promoters, que no app eles chamam de ‘Vipers’, criando listas, é outro atrativo. “Na estrutura de uma festa, os promoters trabalham comissionados, eles vendem, colocam nomes na lista e recebem uma comissão por isso. Então, a gente pensou em agregar, trazer essas pessoas para a plataforma e permitir que qualquer usuário do aplicativo seja um ‘Viper’”, explica.
“A nossa divulgação inicial, até porque não tínhamos recursos para esse trabalho de marketing, começou com nossos amigos, nas redes sociais, apresentando o produto e as funcionalidades do app. Aos poucos, os próprios internautas, de forma espontânea, começaram a conhecer e baixar. Nosso trabalho boca a boca e a repercussão positiva tem dado certo, está correspondendo às nossas expectativas”, festeja Marcos Lourenço.
Já Danilo, recorda que as ações de panfletagens na porta de festas e promoções no ‘Insta’ rendem sempre picos de downloads do app. “É importante salientar, quem lida com entretenimento ganha cortesias. A gente passa isso através de promoções para nossos usuários”, diz. As promoções variam de ingressos para shows, descontos em eventos, a conjuntos de bloco e camarote para o carnaval de Salvador.
Com os pés no chão, mas perspectivas de avanço do projeto a voos de grande proporção, os quatro amigos já planejam expandir a marca Você é VIP também para restaurantes, bares, cinemas e teatros da capital. Como prova da projeção que podem chegar, eles falam do ‘Portal do Carnaval’. Um hotsite criado por eles para vender abadás de blocos e camarotes, sem custo para anunciantes. “O folião não precisa sair de casa para comprar o abadá, o turista não precisa sair do hotel… Não precisa ir para o Aeroclube… É uma feira online…”, destacam. “Entendeu onde o Você é VIP pode chegar?!”, provoca Danilo.
Rentabilidade
Projetado para ser rentável a médio e longo prazos, o app “já se paga”. O grupo já custeia gastos com servidor de hospedagem, aluguel de um escritório físico para venda de ingressos, entrega de abadás e prêmios, com a movimentação financeira atual – que ocorre fruto de anunciantes no site e parcerias com as festas.
Os usuários têm no Você é VIP um escore de pontuação, conforme participe das festas parceiras, e podem trocar esses pontos por produtos disponíveis no site do app, os promoters cadastrados ganham comissão e os donos dos eventos podem, inclusive, mensurar, antes da festa, pela lista online, como será o movimento do evento. Ao final de cada balada é gerado um relatório financeiro para os envolvidos.
“Vale salientar que, geralmente, o promoter é promoter de uma casa específica, nosso ‘Viper’ não, ele é promoter de todos os eventos parceiros do app. A gente abriu esse leque para os promoters trabalharem com mais eventos, abrimos as portas um pouquinho mais para eles”, diz Marcos.
Concorrência
Sobre possíveis concorrentes, como é comum neste ramo – estão aí os sites de compra coletiva para provar -, os sócios do Você é VIP se dizem preparados. “Toda concorrência é bem vinda. Para isso, montamos uma estrutura, fortalecendo nossos laços, nossas parcerias… A concorrência, se vier, vai disseminar mais o papel do aplicativo para festas, bares, restaurantes. Essa aplicação é uma facilidade, vai virar moda”, defende Marcos. “Aquele que oferecer melhor serviço, qualidade e rapidez vai trazer mais clientes”, reforça Gabriel.
Eles já receberam uma proposta financeira, no primeiro mês de atuação no mercado, para vender o app. Recusaram. “Como diz um tio meu, ‘um sonho nunca pode ser vendido’. Esse é nosso lema”, atesta Marcos. “Mas tudo na vida tem seu preço, por R$ 5 milhões nós vendemos”, brinca Danilo. “Aí dá para montar um novo sonho”, replica Gabriel. Ciro ri, concordando com os amigos.
Os jovens empreendedores ainda têm que conviver com outro detalhe: O assédio da mulherada, item comum na vida de quem lida com entretenimento nas baladas soteropolitanas. Mas não perdem o foco. “Acontece [o assédio], mas todos nós somos casados, focados”, distancia Gabriel. “E que isso fique registrado: não traio nunca minha esposa!”, conclama Danilo. Bem humorada e firme, a turma diz que a base familiar é o sustentáculo de todo projeto vitorioso. É o que perseguem.