A tecnologia a favor da segurança pública no Carnaval. A instalação de câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos dos circuitos do Carnaval de Salvador, nos corredores de tráfego de acesso à folia, e em viaturas permite a ação mais rápida dos policiais e, consequentemente, contribui para a redução de ocorrências. A avaliação é do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão.

Centro Integrado de Comando. | Foto: Amanda Oliveira/GovBA

Centro Integrado de Comando. | Foto: Amanda Oliveira/GovBA

“Estamos com o sistema de monitoramento de câmeras, que tem contribuído muito na localização e antecipando a ação da criminalidade, ou seja, pessoas que estão à margem daqueles que pretendem brincar. Além disso, a Polícia Militar está atuando mais rápido. Tenho recebido muitos elogios por parte da comunidade. As ações agora são mais de prevenção – o elemento é abordado e conduzido aos postos policiais. A comunidade está entendendo e isto contribui bastante para a redução, principalmente, das agressões”, afirmou o comandante.

Ao todo, 338 câmeras auxiliam os profissionais de 28 órgãos de segurança, controle e defesa civil. Cerca de 140 estão instaladas em viaturas. As imagens são enviadas em tempo real ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado no Parque Tecnológico da Bahia, na Paralela.

Para o secretário da Segurança, Maurício Barbosa, as câmeras facilitam a atuação dos policiais. “Nós estamos aperfeiçoando a cada dia nosso planejamento [e] integrando a tecnologia. Com a utilização de câmeras, foi possível flagrar várias condutas delituosas e se antecipar efetivamente aos problemas. Isso tem dado grande resultado”.