Sim, você consome Whey Protein desde pequeno, como leite em pó especial, mas não como suplemento que se tornou indispensável àqueles que querem aumentar a massa magra. A construção, manutenção e recuperação muscular são proporcionadas pelo produto, mas quando consumido de forma adequada, ele garante outros benefícios independentemente de qual for seu objetivo.

Foto: Sekihan

Foto: Sekihan

O consumo dessa proteína fornece aminoácidos que além de produzir energia, é responsável pelo crescimento, manutenção e regeneração dos órgãos e tecidos. Temos em nossa alimentação diária outras fontes proteicas como: carnes, peixes, ovos, aves, leites e derivados, mas a proteína do soro de leite – mais conhecida como Whey Protein possui melhor valor disponível quando comparada a outros alimentos.

A proteína do soro do leite contém uma boa quantidade de todos os aminoácidos essenciais, que são os que o corpo não produz. É considerada uma proteína de alto valor biológico, melhor absorção e o aproveitamento da proteína pelo nosso corpo. Quando consumida após o treino, o grau de absorção de proteínas e aminoácidos é ainda maior, auxiliando na síntese proteica muscular, garantindo assim uma melhor resposta anabólica do exercício.

Ele melhora o sistema imunológico, é antioxidante, reduz gordura corporal, auxilia no fortalecimento das cartilagens, dentre outros.

Segue receita de bolo com Whey Protein.

Bolo de chocolate com castanhas

Massa:

1 colher de sopa de castanha de caju

1 colher de sopa de castanha do pará

2 gemas

5 claras

2 xícaras de chá de farinha de aveia

200 ml de leite

30g de Whey Protein sabor cacau

1 colher de sopa de fermento químico em pó

2 bananas picadas

Margarina light para untar a forma

Sal

Foto: Mark Hillary

Foto: Mark Hillary

 

Cobertura

1 barra de chocolate meio  amargo ralado

1 banana cortada em rodelas para decorar

30g de Whey Protein sabor de cacau

Canela à gosto

Modo de preparo

Bolo

Bata as cinco claras em neve em um recipiente e reserve. Triture as castanhas no liquidificador (reserve alguns pedaços). Misture na batedeira as castanhas, o Whey, as gemas e a farinha de aveia.  Acrescente o leite aos poucos e bata até a massa ficar homogênea. Adicione o fermento em pó e as claras em neve, mexendo até misturar tudo. Coloque as bananas. Pré-aqueça o forno a 200C°, unte uma forma redonda de pudim com margarina ligth e polvilhe com farinha de trigo integral. Deixe assar por 30 min. Obs: não deixe a massa ficar muito seca. Abaixe a temperatura caso seja necessário.

Cobertura

Misture o Whey com um pouco de água, adicione a barra de chocolate ralada e deixe derreter. Despeje por cima do bolo e decore com as rodelas de banana em volta. Se preferir, polvilhe canela em pó.

Fonte: Revista Essentia Pharma