Em tempos de chuvas fortes, constantes e deslizamentos de terra aterrorizantes, não é bom dá sorte para o azar. O alerta serve sobretudo para quem mora em áreas de risco, na grande Salvador. Uma ação preventiva pode ser o acionamento dos órgãos municipais competentes ao perceber perigo de desmoronamentos eminentes. A prefeitura da capital disponibilizou um serviço de atendimento 24 horas, por meio de sua Ouvidoria-Geral. É o ‘Fala Salvador’, pelo número 156.
Durante todo o período da Operação Chuva, em apoio às ações da Defesa Civil de Salvador (Codesal) referente às situações provocadas pelo período chuvoso na cidade,a população pode utilizar este serviço. Além do telefone 199 da Codesal, os cidadãos também podem comunicar qualquer situação que envolva situações como deslizamentos, alagamentos, poda de árvores e ameaças de desabamento..
O ouvidor-geral do Município, Humberto Viana, ressaltou que a iniciativa atende a uma determinação do prefeito ACM Neto e visa ampliar o atendimento à população, através de ação integrada com a Codesal. “Recentemente fizemos a capacitação dos funcionários do call center para que eles também pudessem utilizar o sistema de atendimento da Codesal. Ou seja, as solicitações terão o mesmo encaminhamento para serem solucionados pelos demais órgãos competentes”.
Além do atendimento telefônico, a Ouvidoria também tem atuado diretamente nos locais atingidos pelas chuvas através da Coordenadoria de Relacionamento com as Comunidades, em parceria com as Prefeituras-Bairro. Através do contato com associações e lideranças comunitárias, são prestadas as orientações devidas para os cidadãos buscarem auxílio junto à Prefeitura, além de fazer o acompanhamento dos casos desde o registro até a solução. Os demais órgãos municipais seguem de prontidão para atender aos casos mais urgentes.
Previsão
Nessa primeira quinzena de maio já choveu mais de 100% do previsto para todo o mês, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Do dia 1º até às 15h desta sexta-feira (15), a Codesal já registrou 3.864 solicitações. A previsão é de que as chuvas permaneçam na cidade até a próxima terça-feira (19), com temperaturas que variam de 21ºC a 27°C.