Eitá, São João! Difícil resistir aos quitutes das festas juninas. Por conta da diversidade de alimentos que são disponíveis, é normal ter vontade de comer de tudo, no entanto é preciso ficar atento ao exagero e a qualidade dos produtos. É possível aderi-los as refeições do dia a dia fazendo algumas substituições.
- Amendoim- pode ser consumido no lanche com uma fruta, por exemplo a laranja.O objetivo de consumir a fruta é para que a fibra da mesma reduza a absorção da gordura presente no amendoim (lembrando que o amendoim é calórico, portanto consuma sem exageros).Uma xícara de chá tem quase 600kcal;
- Canjica e lelê- podem ser utilizados no café da manhã substituindo o pão; no lanche ou jantar;
- Mingau e mungunzá- substituem o café com leite ou o iogurte no café da manhã ou podem ser consumidos no lanche ou utilizados na ceia ;
- Bolos, pamonha e milho – substituem o pão ou a raiz no café da manhã ou jantar.
É necessário tomar alguns cuidados antes do consumo. Para evitar a contaminação alimentar é importante verificar em produtos industrializados a validade e integridade da embalagem. Em preparações caseiras, é preciso observar a higiene do local, a aparência da comida e a limpeza de quem serve o alimento. Além disso, os alimentos devem ficar cobertos para evitar que bactérias se alojem.
Moderação e substituição são atitudes certas para aproveitar as delícias do São João.
Receitas juninas (opções mais saudáveis)
Por Érica Moreira, chefe de cozinha
Bolo de milho
Ingredientes:
- 1 lata de milho verde (escorrido)
- 100g de creme vegetal becel
- 200g de fubá
- 3 ovos
- 200ml de leite desnatado ou sem lactose
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 240g de adoçante culinário
Modo de fazer:
Bata tudo no liquidificador, coloque numa forma untada e polvilhada com fubá. Assar em forno pré-aquecido a 180*c por aproximadamente 30 minutos.
Mingau de tapioca:
Ingredientes:
- 1 xícara de farinha de tapioca
- 1 litro de leite desnatado ou sem lactose
- ¾ de xícara de adoçante culinário
- 1 canela em pau
- 3 cravos
- 50g de coco ralado
Modo de fazer:
Misture tudo, numa panela, leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar e pegar ponto de mingau. Servir imediatamente.