Uma iniciativa brasileira no âmbito da saúde receberá nesta sexta-feira, 26 de junho, das Nações Unidas, um reconhecimento internacional em liderança e inovação nos serviços públicos. O Hospital do Subúrbio, localizado no Subúrbio Ferroviário do município de Salvador (BA) ganhou o segundo lugar entre os concorrentes da América Latina na categoria “Melhorando a entrega de serviços públicos”.
A unidade iniciou o atendimento a população, em setembro de 2010, e beneficia cerca de um milhão de habitantes do Subúrbio Ferroviário, além de outros bairros de Salvador e região metropolitana/Foto: Carol Garcia/Secom
Referência internacional no setor, o Hospital do Subúrbio foi o primeiro implantado e operado via parceria público-privada no Brasil. A unidade iniciou o atendimento a população, em setembro de 2010, e beneficia cerca de um milhão de habitantes do Subúrbio Ferroviário, além de outros bairros de Salvador e região metropolitana. Com 373 leitos, o hospital é destinado ao atendimento de alta complexidade para crianças e adultos, urgência e emergências clínicas, cirúrgicas e traumato-ortopédicas, entre outros serviços.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou que o prêmio “reconhece que inovação e liderança contribuem para que comunidades e grupos marginalizados recebam serviços melhores e de confiança”.
A cerimônia será realizada em Medellín (Colômbia) para celebrar o Dia Mundial do Serviço Público e o fim do Foro temático “Inovando na entrega do serviço público para a implementação da agenda de desenvolvimento pós-2015”.
Vinte e duas iniciativas de 18 países que se destacaram por projetos de implementação de soluções inovadoras visando à melhoria da prestação de serviços públicos e à promoção do desenvolvimento sustentável serão premiadas. O Foro é organizado pelo Departamento da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais (Undesa) em parceria com a ONU Mulheres e o Programa da ONU para o Desenvolvimento (PnuD).