Você já teve a sensação íntima de conciliação e conformidade pura com todos os seres do universo? Neste estado de consciência ocorre identificação com a comunidade universal, também chamada de Cidadania do Universo, cosmopolitismo, mente aberta ou senso eclético.
É difícil encontrar pessoas com este senso universalista devido aos condicionamentos psicológicos, sociais e familiares. O patriotismo, sectarismo, elitismo, partidarismo, religiosismo são posturas antiuniversalistas porque separam e dividem o homem, criando inúmeros problemas sociais.
O cidadão ou cidadã com senso universalista posiciona-se contra ditaduras, guerras, fome, consumismo, drogas, poluição, pobreza etc. Defende sem radicalismos os direitos humanos e a preservação e recuperação da natureza e suas espécies ameaçadas. Visa o poliglotismo, a assistência social cosmopolita sem distinção de grupo social, racial ou etário, preza pela saúde, educação, segurança, lazer, bem estar e longevidade dos bilhões de habitantes deste planeta.
Uma das formas de adquirir o senso universalista é desenvolver a autocrítica e analisar as próprias tendências, comportamentos e atitudes antiuniversalistas. Se inteirar das opiniões vivenciadas em círculos sociais diferentes do seu e conviver num clima de harmonia mesmo com pessoas que discordam de suas ideias. Ler bastante, falar e pensar em outros idiomas além do idioma nativo e viajar para o exterior também ajudam a eliminar os preconceitos.
Todas estas atitudes ampliam o nível de maturidade, aprofundam a acuidade e percepção e, consequentemente, o sentimento de amor cósmico ou o desenvolvimento da megafraternidade.
Vale considerar pela ótica da ciência Conscienciologia que o senso universalista abrange também outras realidades ou dimensões além da matéria. Estamos agora na dimensão intrafísica, mas existe também a dimensão extrafísica, na qual nos manifestamos com outros corpos mais sutis. O mais comum é atuarmos com o corpo também conhecido por alma ou espírito, ao qual chamamos de psicossoma. É com o psicossoma que nos manifestamos ao passar pela morte biológica, numa realidade imaterial, sutil e etérea.
Dependendo da reação do leitor ao saber da realidade multidimensional, já poderá este vivenciar o senso universalista no seu cotidiano. A postura ideal é a de não acreditar em nada, nem mesmo nas palavras deste artigo e sim fazer a experiência pessoal. Este é um princípio básico da ciência Conscienciologia.
O IIPC Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia oferece cursos e propõe técnicas para os interessados em obter a experiência fora do corpo e comprovar de forma totalmente segura a realidade multidimensional. A experiência predispõe ao universalismo, o sentimento de fraternismo para com todos os seres do universo.
Cabe aqui a seguinte pergunta: Como está seu senso Universalista? Tem abertismo para essas ideias?
*Por William Nascimento – técnico em enfermagem, voluntário e docente do IIPC – Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, uma instituição de Educação e Pesquisa Científica, pacifista, laica, universalista, sem fins de lucro, não doutrinária, independente, que se destaca pela excelência em cursos e publicações técnico-científicas sobre as ciências Projeciologia e Conscienciologia.
Em Salvador, o IIPC atende na Rua Senador Theotônio Vilela, 190 – sala 104, Bairro Bela Vista. Participe da programação do IIPC Salvador, oferecemos Palestras Gratuitas sobre diversos temas. Visite nosso site – acompanhe nossa programação no facebook – Mais informações pelo e-mail salvador@iipc.org ou pelo fone (71) 3450-0628 | 3018-0682 | 3018-0608.