Um território marítimo que abrange 4,5 milhões de km2 em torno da costa brasileira, declarado pela ONU como Zona Econômica Exclusiva. Assim é a Amazônia Azul, que teve a Baía de Todos-os-Santos (BTS) oficializada como sede para efeito de debates sobre a economia do mar. Para abordar o desenvolvimento sustentável dessa relevante área, a Associação Comercial da Bahia (ACB) promove nesta quinta-feira, 23 de julho, uma palestra com a presidente nacional do Ibama, Marilene Ramos, a partir das 17h, no Comércio.

marilene_ramos_bnlMarilene Ramos (de pé), ao assumir a presidência do Ibama em maio. Sentados, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o ex-presidente do Ibama, Volney Zanardi/Foto: Paulo de Araújo/MMA

Marilene Ramos é engenheira ambiental e especialista em gestão de recursos hídricos. Já foi presidente do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, secretária de Estado do Ambiente e presidente da Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas. Em 2008, ela recebeu o Prêmio Brasil de Meio Ambiente, categoria Destaque Estadual, conferido pelo Jornal do Brasil. Assumiu a presidência nacional do Ibama em maio de 2015.

A Marinha Brasileira criou o conceito de Amazônia Azul com o objetivo de chamar atenção para o potencial estratégico deste desconhecido e inexplorado patrimônio nacional, formado por 4,5 milhões de km², cuja área conta com os 8,5 mil km da costa brasileira, o que abrange 17 estados e mais de 400 municípios.

Importância da BTS
A ACB articula com o Ibama e a Marinha do Brasil trazer para a BTS o centro dos debates nacionais sobre a economia do mar, a fim de estimular a atração de investimentos na cadeia produtiva da indústria naval e aproveitar o fato de a Bahia ter a maior costa litorânea do Brasil (1.183 km), além de sua vocação natural para explorar os recursos do mar de forma sustentável. Já com o governo do Estado a ACB planeja a criação da Agência de Gestão da Baía de Todos-os-Santos.

Posicionada geograficamente no centro da costa atlântica e dotada da condição histórica de berço da civilização brasileira, a BTS foi declarada em ato solene no Palácio da ACB como Sede da Amazônia Azul, por meio do lançamento da Carta da Baía de Todos os Santos, assinada pela Marinha do Brasil, Ibama, Ministério Público Estadual, Federação das Indústrias e Federação do Comércio do Estado da Bahia, Associação Baiana de Imprensa, Clube de Diretores Lojistas, Rotary, e tantos outros que lotaram o salão nobre daquela bicentenária casa.

Turismo sustentável
“Quando as Sete Maravilhas Naturais do Mundo foram escolhidas por votação internacional, apenas dois espetáculos da natureza brasileira, a Amazônia (verde) e as Cataratas do Iguaçu foram escolhidos porque a Amazônia Azul (maior e mais rica do que a verde) ainda era desconhecida”, afirma Eduardo Athayde, diretor da ACB.

“O potencial que o Brasil tem, como maior biopotência global, para incrementar o turismo internacional é singular neste momento em que as tendências econômicas globais apontam para a sustentabilidade”, ressalta Athayde, que também é diretor do WWI-Worldwatch Institute no Brasil.

Eventos como a palestra de Marilene Ramos reforçam o discurso do recém empossado presidente da ACB, o advogado Luiz Fernando Ramos de Queiroz, segundo o qual “a Associação Comercial da Bahia é uma casa plural, de todo o empresariado, inclusive da média, pequena e micro empresa”. Realizada no dia 15 de julho, a cerimônia de posse no salão nobre da instituição contou com a presença de autoridades, dirigentes empresariais, intelectuais e expressiva presença da sociedade. “Aqui, todos têm e terão abrigo, e vamos ampliá-lo”, garantiu o novo gestor.

O encontro desta quinta-feira com a presidente nacional do Ibama será seguido por um debate. A entrada é franca e as vagas são limitadas. As inscrições podem ser feitas através do e-mail: comissoes@acbahia.com.br

Serviço

O QUE: Palestra Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com foco na Baía de Todos-os-Santos – sede da Amazônia Azul.

QUEM: Marilene Ramos, presidente nacional do Ibama.

QUANDO: quinta-feira, 23 de julho.

ONDE: Palácio da Associação Comercial da Bahia, praça Conde dos Arcos, s/nº, Comércio, Salvador (Bahia).

HORÁRIO:  das 17h às 19h.

ENTRADA: gratuita, com vagas limitadas. Inscrições: comissoes@acbahia.com.br