A indústria baiana apresentou avanço de 4,1%, em junho de 2015, em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao ser comparada com maio deste ano, a produção industrial de transformação e extrativa mineral da Bahia, ajustada sazonalmente, apresentou crescimento de 2,2% após assinalar duas taxas negativas consecutivas. As informações são da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan).
Fábrica de motores da Ford, em Camaçari/Foto: Carol Garcia/Secom-BA
No mês de junho, houve expansão de quatro das 12 atividades pesquisadas. O setor de veículos (277,6%) registrou o principal impacto positivo no período. Outros dados positivos no indicador foram observados nos segmentos de produtos derivados de petróleo e biocombustíveis (2,3%), produtos de borracha e material plástico (7,8%) e couros, artigos para viagem e calçados (0,7%).
As contribuições negativas vieram dos setores de metalurgia (-20,6%), produtos químicos (-5,8%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-64,0%), produtos alimentícios (-6,1%), celulose e papel (-2,8%) e bebidas (-7,0%).
Mais informações podem ser conferidas no link da SEI.