O cenário é desolador. A força das águas da chuva, esperadas para os próximos três meses, mas que caíram em um só dia, levaram devastação e tristeza para o pequenino município baiano de Lajedinho, na região da Chapada Diamantina. De acordo com a Defesa Civil, já foram contabilizadas 16 mortes e mais de 200 famílias estão desabrigadas.
Estados de emergência e de calamidade pública foram decretados pelo prefeito Antônio Mário Lima, após o temporal avassalador do último sábado, 07 de dezembro. O próprio governador do estado, Jaques Wagner, e o ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho Teixeira, visitaram o local “em solidariedade às famílias” e para verificar os danos causados pelas chuvas e traçar um plano de apoio à população afetada.
A área antiga da cidade, onde fica a maior parte do comércio, prefeitura e secretarias, foi totalmente destruída. O prefeito, que está entre os desabrigados, informou que o município vai receber ajuda estadual e federal para a reconstrução de mais de 200 casas fora de área de risco, na parte alta da cidade.
As famílias que perderam as casas ou tiveram que deixá-las estão sendo levadas para escolas municipais, onde recebem alimentação, roupas e cobertores. Segundo informações divulgadas pelo governo estadual, moradores e prefeitos de cidades vizinhas estão enviando doações, como roupa e comida, para Lajedinho. Voluntários da Cruz Vermelha ajudam na distribuição de cestas básicas, água e remédios.
O governo baiano reforçou também o efetivo da Delegacia Territorial (DT) com o intuito de agilizar o trabalho de reconhecimento das vítimas e para auxiliar nas buscas. Uma pessoa ainda continua desaparecida.
Um efetivo de três delegados, três investigadores e dois escrivães foi mobilizado ainda durante o temporal, na madrugada do domingo (08). Policiais civis localizaram três dos corpos resgatados por equipes do Corpo de Bombeiros e do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM). Um dos mortos estava a 30 km de distância da sede do município.
*Com informações da EBC
Fotos: Haroldo Abrantes/GovBA