“…suas palavras brotam do coração, que são fruto de uma convicção”…! Com generosidade, o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, comenta com exclusividade para o Bahia na Lupa a escolha do Papa Francisco como “personalidade do ano 2013”, feita pela prestigiada revista norte-americana ‘Time’. Para o religioso, simplicidade, objetividade e a coerência entre o que ele prega e o que faz tem permitido ao líder da Igreja Católica conquistar “o coração, e não só dos católicos”.
“O mundo de hoje quer evangelizadores que lhe falem de um Deus que eles mesmos encontraram e com o qual tenham familiaridade, como se vissem o invisível. O Papa Francisco é um evangelizador nessa linha. Ele fala do Deus de Jesus Cristo com tanta simplicidade e autenticidade que se percebe que suas palavras brotam do coração, que são fruto de uma convicção”, reflete Dom Murilo.
O arcebispo acredita ainda que o caráter exigente, “exigentíssimo”, do papa, em suas propostas, ainda não foi percebido por muita gente: “Ele defende a necessidade de uma doação total a Deus e, por causa dele, aos irmãos, especialmente aos mais pobres”. Krieger continua: “Percebe-se que o mundo estava precisando de um homem assim. Creio que foi o que a revista ‘Time’ percebeu e, por isso, o considerou o Homem do Ano”.
Na justificativa pela escolha de Francisco para estampar a capa de final de ano, como personalidade de 2013, a editora da ‘Time’, Nancy Gibbs, diz que o líder religioso tem levado seu papado às ruas e comprometido uma igreja que possui 1,2 bilhão de fiéis em todo o mundo.
Mensagem de Natal
Dom Murilo aproveitou também para transmitir sua mensagem de Natal para os fieis. “O Natal de 2013 vem renovar em nosso coração uma certeza: Deus nos ama, e nos ama porque é amor. Tanto nos ama que nos dá Seu Filho Jesus – e é essa verdade que celebramos no Natal”, conta.
“O evangelista Mateus, depois de lembrar um sonho de José, quando foi tranquilizado por um anjo – ‘Não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo’ (Mt 1,20) -, constatou: ‘Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: ‘Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus-conosco’ (Mt 1,22-23)”, afirma o arcebispo de Salvador.
De acordo com ele, é importante e necessário que as pessoas se preparem para a celebração do Natal: “Deus espera que Seus filhos penetrem em Seu mistério, que nos entreguemos a Seu amor misericordioso. Rezando e refletindo, crescerá em nosso coração a convicção de que Deus nos ama”.
E citando o Papa Paulo VI, Dom Murilo Krieger sintetiza: “Ninguém julgue ter celebrado bem o Natal se não se sentir como que fulminado por esta descoberta: Cristo nasceu para mim!”. E continua: “É neste sentido que lhe desejo: Feliz Natal”.