Para homenagear o ritmo musical genuinamente brasileiro, o Carnaval do Pelô reunirá os grandes nomes da Bahia nos palcos dos Largos do Pelourinho, Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quintas Berro D’Água, em uma festa, que será aberta por Paulinho da Viola, Roberto Mendes e Samba Chula João do Boi, na  sexta-feira, 5 de fevereiro, com o show ‘Trajetória do Samba’.

Até a terça-feira de Carnaval (9), nomes como Riachão, Nelson Rufino, Juliana Ribeiro, Cacau do Pandeiro, Walmir Lima, Raimundo Sodré, Gal do Beco e Claudete Macedo homenagearão o ritmo musical genuinamente brasileiro. “Quando eu digo samba, estou falando da gravação do primeiro samba, ‘Pelo Telefone (Donga)’, porque o samba propriamente dito surgiu muito antes. Na verdade, o samba nasceu na Bahia, no Recôncavo baiano. Ele foi levado para o Rio de Janeiro pelas três tias baianas”, afirma o secretário estadual de Cultura, Jorge Portugal.

Segundo ele, “é um ciclo que fecha com algumas participações de conterrâneos e a expressão popular mais conhecida da nossa cultura – que é o samba e todos os seus desdobramentos, partido alto, pagode, samba-canção e bossa nova – tem essa raiz comum que é o Recôncavo. Então, essa homenagem é uma homenagem da Bahia, da Secretaria de Cultura e da alma profunda do secretário”.