O amor vai além das semelhanças . Nem nos contos de fadas se vê mais “felizes para sempre”…

Aos que se propuserem amar verdadeiramente um outro alguém, muito cuidado para não criar expectativas em cima de um sentimento que foge ao nosso controle. O amor vai muito além daquilo que idealizamos no outro, vai muito além do que temos em comum com o outro. Gostar de fazer as mesmas coisas, ter o mesmo gosto musical ou por gênero de filmes é legal? É. Aproxima as pessoas? Sim, claro. No primeiro momento é o que une as pessoas. Mas essa é a parte fácil e rasa de uma relação quando se busca o chamado “amor verdadeiro”, uma parceria longeva.

Ilustração: Clarice Ferreira

Ilustração: Clarice Ferreira

Os hábitos, gostos em comum normalmente vêm associados à parte “boa” da relação, momento em que não há conflitos entre o casal, pois concordam sobre o que fazer e como agir. Isso fica bem evidente principalmente no início do relacionamento, em que a paixão prevalece, sentimento este temporal.

“Fomos feitos um para o outro” e “ficaremos juntos para sempre”, não funciona bem assim. A primeira frase só se aplica justamente quando o casal pensa nas coisas em comum que ambos possuem. E, meu amigo, infelizmente nada é para sempre, até porque nós nascemos, crescemos, nos desenvolvemos e MORREMOS. Se apaixonar é fácil…amar, nem tanto assim….

O amor surge justamente quando as diferenças entre as pessoas se mostram, e as dificuldades da relação aparecem. O amor nasce do inesperado. Quando passamos a entender, aceitar e a admirar os defeitos do outro, percebendo que sim, ele ou ela é daquele jeito, é porque estamos amando, e não importa se ele ou ela gosta de pagode e eu deteste, ele ou ela se sente feliz assim, e eu fico feliz em vê-lo (la) feliz.  

No amor estão embutidos um conjunto de sentimentos: para amar é preciso ser paciente, tolerante, respeitar, ser generoso, cuidadoso, leal…acho que principalmente paciente e tolerante. São os sentimentos mais difíceis de lidar com nós mesmos, imagina com outra pessoa?! Será que estamos realmente dispostos a amar?

O amor está longe da perfeição, pelo contrário, o amor está nas imperfeições. O amor está na parceria quando nos vemos enfrentando alguma dificuldade. O amor é ser paciente quando o outro não está bem. O amor é gostar da rotina. O amor está em quando acreditam em você, quando você já não acredita mais em si mesmo. O amor está no dia a dia, nas coisas simples da vida, nas pequenas coisas e atitudes…o amor não escolhe endereço, tipo físico ou conta bancária. O amor não desiste, é persistente. O amor dialoga, para que juntos, ele e ela busquem o que for melhor para ambos. Cada amor é único. O amor não vem com manual de instruções, ele simplesmente acontece.