O livro “Viver o Amor aos Cães”, da editora mineira Irdin, terá três lançamentos em Salvador na próxima semana. Segundo a autora, Ana Regina Nogueira, a obra visa “impulsionar, fortificar, unir e expandir a rede de amor aos animais e à natureza, que cresce em todo o planeta”.
Obra visa impulsionar, fortificar, unir e expandir a rede de amor aos animais e à natureza/Foto: dogdms/Flickr/cc
A publicação da obra não tem fins lucrativos, com os direitos autorais reservados ao Parque Francisco de Assis. Na terça-feira, 10 de novembro, o livro será lançado na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da UFBA, às 17h. Na quarta-feira (11), na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, nos Barris, às 18h. Uma noite de autógrafos e palestra da autora também ocorrem no Ciranda Café, Cultura e Artes, no Rio Vermelho, na quinta-feira (13), às 19h30.
Com 224 páginas, em papel couché, a obra é rica em fotografias e relatos. A autora, natural de Belo Horizonte, é uma fotógrafa reconhecida internacionalmente, com quase 50 anos dedicados ao registro de imagens. Ana Regina Nogueira já participou de exposições em importantes galerias, não só do Brasil, mas também dos Estados Unidos e da Europa. Desde 2010, ela voltou sua atenção para os animais abandonados.
Nos eventos de lançamento, haverá uma contação de histórias reais do livro. Em seguida, será exibido um vídeo sobre o Parque São Francisco de Assis e haverá uma palestra da autora sobre o tema da obra. Todas as fotos do livro mostram animais que foram acolhidos pelo Parque, um abrigo de cães, sem fins lucrativos, localizado na cidade de Lavras, Minas Gerais.
O abrigo, que teve entre seus fundadores a autora da obra, é mantido por doações e conta com o trabalho de voluntários brasileiros e estrangeiros. Mais de 4 mil cães já passaram pelo local, onde recebem tratamentos multidisciplinares. A primeira parte da publicação tem 14 capítulos e é intitulada “A serviço do amor”. O texto incentiva a adoção de um cão para uma vida com mais alegria e detalha a importância do acolhimento dos animais. Também fala da cura do cão e do ser humano, além do processo de recuperação da própria área do Parque que, no passado, foi um matadouro de bovinos e suínos.
Segundo a autora, que ainda atua como voluntária no canil, o livro Viver o Amor aos Cães é um antídoto para a violência. “Trata de conscientização, adoção do cão como membro da família, do princípio de almas em cães e sobre uma nova humanidade”. A obra também tem enfoques de arte, literatura, filosofia, culinária, história, ciência, biologia, além de outros aspectos.
Na segunda parte da publicação são apresentadas 42 histórias reais voltadas para pessoas de todas as idades. “Esses relatos têm por objetivo instruir, alegrar e abrir corações em relação a esses nossos irmãos menores, que devemos tratar com dignidade, amor e respeito”, afirma Ana Regina Nogueira.