A história de Oxalá, que tem como principal missão criar o universo, será contada pela animação Òrun Àiyé nesta sexta-feira, 15 de dezembro, em pré-estreia marcada para às 19h no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha. Carregada de simbolismos da cultura afro-brasileira, a produção é um projeto educacional voltado para a conscientização de crianças e jovens, quanto à religiosidade africana.

Regente de 2016 segundo o candomblé – o ano começou em uma sexta-feira, dia em que o orixá é celebrado – Oxalá é dublado na animação por Carlinhos Brown. Os deuses Orunmilá (Jorge Washington), Oduduwa (Fábio de Santana), Olodumaré (João Miguel), Exú e Nanã terão papel fundamental para o desfecho dessa história.

O historiador Ubiratan Castro de Araújo (1948-2013) – Bira, como era carinhosamente chamado – será homenageado no curta. Na obra, Bira (Carlos Betão) é o griôt, que narra o mito da criação do universo do ponto de vista da religiosidade afro-brasileira. Ele conta à sua neta Luna (Fernanda Crescencio) a trajetória de Oxalá.

Assista ao teaser do curta:

Teaser – Órun Àiyé: a Criação do Mundo from Estandarte Filmes on Vimeo.

Dirigido por Jamile Coelho e Cíntia Maria e com roteiro de Thyago Bezerra, o curta foi premiado, na categoria “Novos Talentos”, do Festival Brasil Stop Motion, maior do gênero na América Latina. O evento recebeu 275 produções de 46 países, dos quais 51 foram os finalistas e apenas dois filmes nacionais foram premiados.

A realização da pré-estreia contou com o patrocínio da Lola Cosmetics e o apoio da Sepromi, da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás e  XColorum Imagens Inteligentes.

SERVIÇO
O quê: Pré-estreia do curta Òrun Àiyé: a Criação do Mundo
Quando: 15 de janeiro (sexta-feira), às 19h
Onde: Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, localizado na Praça Castro Alves, no Centro.
Quanto: Gratuita, sujeita a lotação. Os ingressos serão distribuídos às 18h, no interior do cinema.