“EVENTO ACONTECE DURANTE O JUNETEENTH NA THE LION ART GALLERY DE 18 A 30 DE JUNHO DE 2022”

O artista plástico Mr. Dko participa com a sua obra “O Anjo Negro Voador juntamente com outros onze artistas.  A galeria de artes “The Lion” sediada em Los Angeles, Califórnia, promove o evento “Spiritual Speakeasy” que inclui exposição coletiva com intervenções artísticas durante os eventos em comemoração ao Juneteenth, quando se celebra anualmente a emancipação dos afro-americanos escravizados nos Estados Unidos.  Visto comumente como uma celebração à cultura afro-americana, o feriado nacional do dia 19 de junho, motiva uma série de atividades durante o mês, que priorizam destacar a resiliência do povo negro ante a luta contínua contra o racismo sistêmico.

Este é o segundo ano em que a galeria celebra o Juneteenth: o primeiro foi com um evento de artes integradas e neste a “The Lion” se coloca como um espaço de encontro e resistência negra no campo das artes visuais. O artista soteropolitano Mr. Dko, juntamente com Zen Ren, Mantron, Ari Stewart, Diahnna Nicole, Osiris Booque, Taylor Washington, Zachary Cameron, Ayashe Kashin, Destiny Drok, Inobe Nicole e Kennady Bob, levam suas obras físicas para ocuparem a The Lion Art Gallery – situada centro de Los Angeles, CA – de 18 a 30 de junho de 2022.

Mr. Dko conta que “O Anjo Negro Voador”, homenageia o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton e funde ancestralidade, através de elementos culturais africanos e do candomblé, com habilidades do piloto. O autor conta que as asas representam a capacidade do piloto de “voar” na pista e superar os seus desafios com maestria. Para além disso, destaca o fato de ele ser o primeiro piloto negro da história da competição e colecionar a quebra de vários recordes – esse fato é extremamente significativo para o artista e isso se estende a toda comunidade negra, especialmente em diáspora.

Nesta obra Mr. Dko põe em prática a pesquisa que ele vem desenvolvendo em cores e inclui ainda elementos culturais como a cabaça e a simbologia do branco, que está associada a Oxalá, pois, em seu ponto de vista, são energias que se aproximam bastante do piloto. O quadro, também encontra-se em exposição virtual, no site da galeria.

A Galeria “The Lion” faz parte do centro cultural “The Lion Arts and Entertainment”, que oferece suporte a artistas independentes da comunidade negra de LA. Segundo Jahgun, um dos fundadores do centro, a galeria foi criada para pessoas da comunidade que não conseguiam expor as suas artes em galerias de pessoas brancas: “A celebração do Juneteenth é importante para a galeria e por isso a incluímos em nossas agendas”, comenta. A designer e também artista plástica Zen Ren está na curadoria da exposição e a produção é de Jordana Soares, parceira de Jahgun na administração e fundação do Centro.

 

REDES SOCIAIS

 

https://www.instagram.com/misterdko/

 

https://www.instagram.com/tv/CeKnSp9DCHX/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

 

EXPOSIÇÃO VIRTUAL

 

https://thelionquarters.com/gallery