Ação faz parte de um conjunto de trabalhos da companhia chamado de Quartas Voadoras…

Foto: Divulgação

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A ATeliê voadOR Companhia de Teatro vem desenvolvendo um trabalho denominado de “teatro anfíbio”, nomenclatura extraída das discussões do autor e crítico literário Silviano Santiago, para quem Arte e Política estão esteticamente associados. Em conjunto, se debruça sobre como as formas de poder são estruturadas, com base nos conceitos do filósofo francês Michel Foucault sobre os grandes aparelhos de poder e os micros poderes — a justiça, a polícia, a confissão, a prisão, a psiquiatria, o asilo, a tortura.

Toda essa pesquisa norteia os 14 anos de trabalho da companhia e servirá de base para a construção dramatúrgica do espetáculo Escorpião, que estreará em novembro de 2016. Para a criação da dramaturgia do espetáculo e formação cultural e política da classe artística baiana, a ATeliê voadOr realizará nos dias 07 de setembro e 19 de outubro de 2016 o Encontro de Pensamentos Críticos Contemporâneos, que tem como tema principal “A questão do poder no percurso intelectual de Michel Foucault”.

O primeiro encontro será mediado por Josué Leite, doutorando em Cultura e Sociedade, e pelo diretor da Companhia, o doutor em Cultura Djalma Thürler. Os dois encontros serão realizados na Pizzaria Casa de Pedra (Graça) e fazem parte do projeto de manutenção Aqueles que Habitam o Tempo, resultado do Edital de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais da Fundação Cultural do Estado da Bahia de 2014.

O Encontro de Pensamentos Críticos Contemporâneos faz parte da ação “Quartas Voadoras”, conjunto de trabalhos continuados que envolve também Ciclos de Leitura e Minicursos (dramaturgia e corpo).

Encontro

O objetivo desses encontros é oferecer uma discussão acerca da dramaturgia contemporânea, a partir de alguns aspectos: o conceito de performer; o princípio da inter ou intratextualidade; e, por fim, a abordagem não psicológica da figura teatral que se dissolve em estratégias linguísticas textuais ou em um conglomerado tático de estados figurativos que não compõem um personagem.

Para cumprir esse objetivo serão realizadas leitura e discussão de textos de Foucault; de textos brasileiros que têm em Foucault apoio teórico-metodológico; e debate sobre a recepção de Foucault no Brasil.

Os encontros serão abertos ao público interessado, em especial os artistas, atores e atrizes, que queiram entender melhor o legado foucaultiano e suas capilaridades com a Arte e com a proposição de um “teatro de abjeção”.