Espetáculo terá apresentações gratuitas no Campo Grande (dias 30/06 e 1º/07) e no projeto Boca de Brasa, da Prefeitura Municipal de Salvador, no Subúrbio
Integrando a programação pelo Bicentenário das lutas pela Independência do Brasil ocorridas na Bahia, o Bando de Teatro Olodum estreia na próxima sexta-feira, 30 de junho, às 19h, o espetáculo A Resistência Cabocla. A apresentação será gratuita, em um palco no Largo do Campo Grande, ao lado do monumento ao Caboclo do Dois de Julho, para que toda a população possa conhecer a história de resistência do povo baiano contra o domínio português e o protagonismo de mulheres, negros e indígenas para garantir a libertação do Brasil.
Com texto inédito do dramaturgo Daniel Arcades, escrito especialmente para essa celebração dos 200 anos, consultoria da pesquisadora Mabel Freitas e direção de Cássia Valle e Leno Sacramento, o elenco do Bando de Teatro Olodum dará vida a heróis e heroínas ainda ausentes nos livros de História e nas narrativas sobre a independência do Brasil. Personagens como Maria Felipa, Maria Quitéria, o corneteiro Lopes e os indígenas, primeiros defensores das terras e da natureza do Brasil.
O Bando de Teatro Olodum dividirá o palco com artistas convidados, como o ator e cantor Érico Brás, o cantor e compositor Tonho Matéria e os dançarinos da Uzarte, grupo artístico do Subúrbio de Salvador, que desde 2014 vem reunindo pela arte, jovens e crianças de comunidades da periferia da cidade. Todo esse grande elenco encenarão as canções e movimentos criados para o espetáculo, que conta com a direção musical de Jarbas Bittencourt e direção de coreografia do mestre Zebrinha, além de figurino, cenário e adereços de Zuarte Júnior e a produção da Mil Produções Artísticas.
Depois das apresentações no palco do Campo Grande, dias 30/06 e 1º/07, o espetáculo Resistência Cabocla será apresentado no Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360, nos dias 07, 10, 11 e 12 de julho, em sessões voltadas para estudantes de escolas municipais, seguidas por bate-papo com a equipe.
Resistência Cabocla tem apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Salvador, e integra a programação organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da Fundação Gregório de Mattos, para celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.