A peça foi produzida para o bicentenário do 2 de Julho e segue sendo apresentada até o dia 13 para escolas municipais da capital baiana
Nesta sexta-feira, 07, às 19h, o Bando de Teatro Olodum vai apresentar no Subúrbio Ferroviário de Salvador o espetáculo ‘A Resistência Cabocla’, que contará com a presença do cantor e compositor Tonho Matéria e da voz off de Lázaro Ramos. A peça é gratuita e foi produzida para a programação do Bicentenário das lutas pela Independência do Brasil ocorridas na Bahia, organizada pela Fundação Gregório de Mattos da Prefeitura de Salvador. As apresentações acontecem no Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360, em Alto de Coutos.
Para que toda a população possa conhecer a história de resistência do povo baiano contra o domínio português e o protagonismo de mulheres, negros e indígenas para garantir a libertação do Brasil, a apresentação é gratuita. Além disso, nos dias 10, 11, 12 e 13 de julho, haverá duas sessões diárias da peça voltadas para estudantes de escolas municipais, seguidas por bate-papo com a equipe do espetáculo.
Construção coletiva envolve mais de 30 artistas
O texto da encenação é inédito e de autoria do dramaturgo Daniel Arcades. Escrita especialmente para essa celebração dos 200 anos, a obra conta com consultoria da pesquisadora Mabel Freitas e direção de Cássia Valle, Valdinéia Soriano e Leno Sacramento. O músico Jarbas Bittencourt é o diretor musical e compôs canções e arranjos inéditos interpretados por uma banda ao vivo formada pela cantora Irma Ferreira, o cantor Josehr Santos, os músicos Jordan Hohenfeld (guitarra, violão, flauta transversal e surdos), Mário Soares (violino), Welber Crêu (baixo, pandeiro, cavaquinho e caixa), Daniel Vieira, Nine (Percussão), além dos tambores da banda mirim do Olodum. A movimentação coreográfica foi criada de forma coletiva, com a direção do bailarino e coreógrafo Zebrinha e conta com os dançarinos da Uzarte, grupo artístico do Subúrbio de Salvador, que desde 2014 vem reunindo pela arte, jovens e crianças de comunidades da periferia da cidade. A direção de produção é de Sibele Américo da Mil Produções Artísticas.
Na peça, o elenco do Bando de Teatro Olodum dá vida a heróis e heroínas ainda ausentes nos livros de História e nas narrativas sobre a independência do Brasil. A peça também dá destaque a personagens como Maria Felipa, Maria Quitéria, o corneteiro Lopes e o indígena Bartolomeu, representante dos primeiros defensores das terras e da natureza do Brasil.
Dois artistas indígenas integram A Resistência Cabocla: Isabela Santana, atriz e poeta da comunidade Pataxó de Itapitanga, no sul da Bahia, e Luiz Caboclo de Cobre, ator e músico nascido em Itajuípe, na Bahia e integrante da comunidade indígena de Xukuru-Kariri, em Palmeiras dos índios, em Alagoas.