Inscritos no Projeto Redes Alvorada já podem conferir se foram selecionados para participar de oficinas, consultorias e mentorias voltadas para afroempreendedores e artistas negro. A lista de selecionados foi divulgada nesta terça-feira (2) e pode ser conferida no site do Instituto Cultural Alvorada Bahia, reunindo cerca de 100 nomes nesta primeira etapa.
Com foco no fortalecimento da atuação de profissionais negros da economia criativa, a iniciativa é pautada no ensino de como o uso das redes sociais pode ser aplicado como ferramenta de trabalho e potencialização de negócios, assim como a importância de ter uma comunicação estratégica para alcançar objetivos.
Responsável por conduzir as aulas de Comunicação e Empreendedorismo e de Comunicação Estratégica, a jornalista Camilla França explica que pensar a comunicação para o sucesso de pequenos, médios e grandes é essencial, mas a necessidade ganha ainda mais força quando se trata de profissionais que atuam na economia criativa e em meios artísticos.
“Criar munição para que cada um se vitalize e se empodere, a partir de suas habilidades e a partir de todos os recursos disponíveis, é útil porque a gente já consegue empoderar afroempreendedores em uma camada tão importante da sociedade”, pontua.
Neste novo ano do projeto, serão mais de 200h de encontros sobre negócios nas redes, vendas online e gerenciamento de páginas. França revela que as expectativas para dar continuidade ao projeto são as melhores. “Eu acho que é uma ótima oportunidade que a gente tem de retomar um projeto que foi iniciado em 2016. Essa relação de fomentar o processo criativo de empreendedores negros de Salvador, já fizemos uma edição voltada para produtoras negras, já fizemos para artesãos em 2018”.
Ela refere-se as etapas iniciais da construção e fomento desta rede colaborativa de empreendedores negros, que ao longo dos últimos oito anos vem sido fortalecida pelo Instituto Cultural Alvorada Bahia, também conhecido como Bloco Alvorada. “Em 2021 voltamos para pessoas da economia criativa, de música, dança, das linguagens artísticas e agora, mais uma vez, fazendo esse projeto que a gente já tem resultados positivos na sociedade, é de animar. A procura foi grande e agora é dar pontapé a uma programação que só termina em julho”, conclui a gestora de projetos do bloco.
Para além destas oficinas, o curso também vai ofertar módulos de gestão empreendedora, combate ao racismo, tráfego pago, comercialização na internet, gestão de redes sociais, ferramentas on-line, entre outros. Todos os contemplados nesta segunda edição do Projeto Redes Alvorada, participarão da aula inaugural agendada para esta sexta-feira, dia 5 de abril, a partir das 18h30, na Biblioteca Central do Estado da Bahia, nos Barris. Saiba mais em: http://blocoalvorada.org.br/edital-redes-alvorada-2024
Cronograma
Aula Inaugural: 05 de abril, 18h, na Biblioteca Central do Estado da Bahia (Barris/ Salvador BA)
Oficinas: 05 de abril a 09 de maio de 2024
Consultorias e Mentorias: 08 de maio até 20 de julho de 2024
Encontro de encerramento: 27 de julho de 2024, 14h
Para mais informações, enviar e-mail: alvoradasamba@gmail.com