Exposição de Matriz Africana marca início de ciclo de comemorações dos 48 anos do bloco

O bloco de samba Alvorada inicia, no dia 10 de setembro, as comemorações dos 48 anos de existência da agremiação pioneira do gênero com o tradicional caruru, feira de empreendedores e shows com atrações do mais genuíno samba. A saudade dos encontros presenciais com seus associados, após o período de pandemia, acontece no Largo Tereza Batista, das 16h às 23h.

A Exposição de Matriz Africana contará com abertura de DJ Branco e shows com os grupos Movimento e Bambeia, com participações de Valdélio França e Marco Poca Olho. O evento é realizado pelo Instituto Alvorada e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia.

O Alvorada realiza o evento há mais de 20 anos e segue fortalecendo os pilares da cultura negra baiana a partir da gastronomia, música, dança e economia criativa. O evento abre as atividades do Carnaval 2023, além da feira de empreendedores que reúne gastronomia, moda, artesanato e outros. Agradecendo o ano de atividades virtuais – que contou com a participação do público que desfila no bloco – e renovando as energias para a próxima temporada até o desfile na Sexta-feira de Carnaval 2023, o ensaio em clima de reencontro e preparação.

“Sinceramente espero que o associado, que é a principal atração do Alvorada, continue vindo motivado para os eventos. E que possamos realizar o Carnaval 2023 do jeito que só ele sabe fazer. Vamos ter muita festa de qualidade e algumas surpresas ao longo das atividades”, disse o presidente do Alvorada, Vadinho França.

Acesso se dá mediante apresentação do Certificado Covid – ConectSUS e documento de identificação com foto. O uso de máscara facial é facultativo. Ocupação de acordo com os limites do espaço.

Histórico:

Criado em 1975, por jovens estudantes do Colégio Severino Vieira, o bloco é um dos patrimônios culturais da Bahia e o mais antigo bloco de samba a desfilar no carnaval da cidade. Como o primeiro bloco dedicado exclusivamente ao samba, desde 1975 tem contribuído para a permanência do ritmo na programação do carnaval, além de estimular o surgimento de outras agremiações, priorizando os artistas da terra.

SERVIÇO

O que: Exposição de Matriz Africana

Quando: 10 de setembro, sábado

Horário: 16h às 23h

Show: Dj Branco, grupos Movimento e Bambeia

Participações: Valdélio França e Marco Poca Olho

Local: Praça Tereza Batista, Pelourinho

Ingresso solidário: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)

Facebook e Instagram: @BlocoAlvorada