Salvador, Mata de São João e Maraú estão entre as 13 cidades brasileiras reconhecidas em dezembro, pelo Ministério do Turismo, na publicação Boas Práticas em Turismo 2015, que aborda as melhores iniciativas realizadas pelas prefeituras dos municípios brasileiros.
Réveillon em Salvador teve cinco dias de shows/Foto: Valter Pontes/Agecom/Fotos Públicas
De acordo com a publicação, a Empresa Salvador Turismo (Saltur), vinculada a Prefeitura de Salvador, tem sido vitrine nacional ao usar a experiência adquirida com a Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo de 2014 para trazer eficiência na gestão de recursos durante a execução do calendário de eventos da cidade.
A Gestão de Marcas, prática aplicada pelo setor público em parceria com a iniciativa privada, iniciou-se na realização otimizada de grandes eventos, onde os resultados estão sendo verificados no cotidiano da cidade.
Maraú foi lembrada por ocasião do Festival da Tainha (evento tradicional do povoado) e que recebeu em 2014 uma roupagem técnica diferenciada, inspirando a parceria entre a Secretaria de Turismo com a Secretaria de Agricultura do município. Trata-se da realização semanal de uma feira com agricultores das famílias da área rural para atender a comunidade e empreendimentos turísticos, com produtos orgânicos e regionais. A ação, além de fazer com que as famílias rurais desenvolvam renda e consumo sustentável, também contribui com a permanência destas famílias no campo.
Mata de São João, por sua vez, foi reconhecida pelo trabalho em conjunto com o Instituto Baleia Jubarte. Anualmente, cerca de 3.000 turistas participam do turismo de observação de baleias na Praia do Forte.
Para os pesquisadores, os investimentos de grandes empresas privadas e a confiança do empresariado na gestão pública, além de custear os eventos, poupam os recursos públicos. As cidades de Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Bonito (MS), Corumbá (MS), Curitiba (PR), Jijoca de Jericoacoara (CE), Maraú (BA), Nova Olinda ( CE), Paranaguá (PR), São Paulo (SP) e Teresina (PI) também foram listadas.
A publicação foi elaborada após a coleta de campo para a composição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, realizada em 65 destinos turísticos do Brasil. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) apoiou o Ministério do Turismo (MTur) e o Sebrae Nacional na identificação de ações e de projetos que representem economicidade, mobilização e cooperação nos destinos turísticos.