Salvador recebe, nos dias 01 e 02 de setembro de 2023, o evento: Uma Jornada Com Três Homens Pretos – Trauma, Ritual & a Promessa do Monstruoso. O encontro internacional contará com a presença do professor e filósofo, Bayo Akomolafe, do mestre em pensamento sistêmico, Orland Bishop, e do escritor e terapeuta, Resmaa Menaken.
Eles desembarcam na capital baiana, e, juntos, irão promover uma série de vivências, destinadas à comunidade negra. O objetivo é debater e refletir sobre temas como a ancestralidade, a cura e o futuro das pessoas negras, incluindo a situação atual do Brasil, onde os negros são as maiores vítimas de crimes violentos (homicídio doloso, latrocínio, mortes por intervenção policial), segundo o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em 2022.
Convidados pela ativista norte-americana Victoria Santos, os três homens pretos estão realizando visitas, neste ano de 2023, em países de três continentes, numa rota diaspórica reversa, construindo em cada país visitado um processo de fortalecimento da negritude nos continentes e no mundo.
A primeira parada aconteceu no mês de junho de 2023, em Los Angeles, nos EUA. O próximo encontro com as três lideranças será realizado no Brasil, na capital da Bahia, e o último evento, que finaliza a jornada, acontecerá no país africano de Gana, em dezembro de 2023.
“Aqui nos Estados Unidos tem muita violência perpetrada contra os homens pretos. A morte de George Floyd, por policiais, por exemplo, foi algo que chocou o mundo. Durante a pandemia participei de um workshop em que homens negros falavam de suas experiências. Antes desse evento, eu nunca tinha confrontado com as dores dos homens negros. Acredito que isso se deve ao meu trabalho de mais de 20 anos com o empoderamento das mulheres negras. Para aprender mais sobre as questões que envolvem os homens negros, conversei com o meu irmão e outros familiares sobre o tema. Foi a partir dessas conversas com que notei a importância de levar essa discussão para outros lugares. Mostrar ao mundo que precisamos debater os temas ligados aos homens pretos”, explica Victoria Santos, idealizadora da Jornada.
O professor de teatro e ator baiano, Bira Azevedo, que é um dos organizadores do encontro no Brasil, participou das vivências realizadas no EUA com os três homens pretos e relatou a experiência marcante. “É uma reflexão profunda que faz homens e mulheres, pretos e pretas, discutirem e buscarem soluções para nossos traumas vivendo em mundo discriminatório e perigoso para os negros. É algo impactante e único, pois nesse encontro a gente se fortalece para construir a nossa história”.
Estão entre as questões norteadoras que fazem parte das oficinas durante o evento Uma Jornada com Três Homens Pretos: Trauma, Ritual & a Promessa do Monstruoso: Como negros e negras enfrentam as crises do nosso tempo? Como podemos traçar estratégias para uma sobrevivência digna e com equidade? Como construir espaços emancipatórios de cura, exploração e descoberta, para sonhar com um futuro mais promissor?