Em curta temporada, de 28 a 30 de abril, a obra é uma metalinguagem do fazer teatral em meio a momentos de reclusão social

Dois atores. Duas personagens. Dois Irmãos. Um jogo de oposições. Sem improvisos. Os isolamentos. Situações limite. Deslocamentos dramáticos. A ação. O “tácito direito de não fazer nada”. O teatro e a impossibilidade do encontro com o público. Os cômodos desaparecem. Metateatro para falar de jogos sociais. O Drama. A comédia. O Teatro, que de tão velho pode voltar.

Esses são os tópicos que apresentam a obra [sem]DRAMA, escrita, dirigida e interpretada por Caio Rodrigo (TEATRO TERCEIRA MARGEM), ao lado do também ator e diretor Gordo Neto (CASA PRETA). Em processo, a dramaturgia inédita ganha versão audiovisual, investigando teatralidades possíveis na captura das imagens. O espetáculo será transmitido pelo canal do Youtube da Casa Preta Espaço de Cultura, a partir das 20h do dia 28 a 30 de abril, com tradução em libras no dia 30.

De acordo com Caio Rodrigo, o texto iniciado em setembro de 2021, e ainda em processo, vem desse impulso de pensar o fazer teatral no cenário de isolamento e o iminente retorno às salas de espetáculo. [sem]DRAMA, é uma obra que se utiliza do modo narrativo-descritivo para evidenciar o jogo teatral. “Buscamos experimentar o fazer teatro dentro desse cenário de reclusão, em que a tecnologia nos coloca em novos modos de se relacionar com a lida, novas formas de se fazer teatro diante dessa impossibilidade da presença”, pontua o Caio Rodrigo.

O Conflito
A trama. Dois irmãos, enclausurados sem motivo aparente, percebem que a casa onde moram está desaparecendo aos poucos, cômodo a cômodo. Apesar do sumiço dos cômodos, o propósito central da dramaturgia – o conflito/a ação dramática – se desloca para relação de dois irmãos, que vivem juntos em um casarão antigo e estão a escrever um texto, que é o próprio drama encenado em questão.

Com inspiração no realismo fantástico, o texto faz uso do conceito de duplo através do jogo entre ego e alter ego, o sósia e o duplo sobrenatural, abrindo espaço para diálogos entre ação e imobilidade, ficção e realidade, vida e morte. Ao passo que os personagens deslocam a estrutura convencional do drama e suas unidades de tempo/espaço e ação, eles se revelam como os próprios autores do texto.

“Essa falta de capacidade de resolver um problema maior, por assim dizer, traz o conflito para esse embate entre os dois irmãos. A partir deste momento, as ideias opostas são colocadas na arena e são tratadas de maneira bem humorada. Embate que surge a partir de divergências de experiências de vida e de modos de se colocar no mundo, trazendo o jogo cênico para o tempo presente”, explica Caio Rodrigo.

Referências literárias. Memórias pessoais. Situação limite. O despertar para a escrita de [sem] DRAMA foi o conto Casa Tomada, de Julio Cortázar. Outras referências são Édipo (Sófocles), O Mito de Sísifo (Albert Camus), Narrativas do Espólio (Franz Kafka) e Hamlet (William Shakespeare). “Trago estas obras com interesse em identificar onde e como são tratados os conflitos nessas poéticas, além de estarem relacionadas a posicionamentos sócio-políticos. Por exemplo, ao trazer Hamlet, um dos personagens defende a ideia de que quando a gente tem consciência, em vez de reagir imediatamente, podemos elaborar nossas atitudes. Se Hamlet vingasse imediatamente o assassinato do pai a peça não existiria, ou seria outra peça: uma peça de vingança. Em nosso ponto de vista, o Hamlet ganha uma dimensão maior a partir dessa não ação”, descreve o autor.

Meta
Através do uso de metalinguagem, os artistas investigam poéticas vislumbrando novas regras de relação no fazer teatral, com objetivo de gerar um produto que dialogue estéticamente com as questões emergentes do distanciamento físico e do fechamento das salas de espetáculo. A obra é um drama, que é pautado a partir de uma necessidade de sobrevivência.

A obra audiovisual [sem]DRAMA, é parte do processo de criação do espetáculo, que em breve ganhará temporada presencial. Com direção de arte de Erick Saboya, que traz um cenário que valoriza e influencia diretamente na dinâmica corporal e movimentação do jogo cênico. Filmagem e edição de Rafael Sacramento Grilo, Captura de áudio de Ivo Conceição, mediação cultural com Poliana Bicalho, tradução em libras de Gabriela Mattos e produção executiva de Raquel Bosi. Uma realização do Teatro Terceira Margem e da Casa Preta Espaço de Cultura.

O projeto tem apoio financeiro da FGM, Prêmio Riachão, via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal. Caio Rodrigo antecipa que, no segundo semestre, [sem]DRAMA ganhará temporada presencial, na Casa Preta, localizada no bairro Dois de Julho – Centro de Salvador.

Serviço
O quê – [sem]DRAMA – com Caio Rodrigo e Gordo Neto
Quando – disponível a partir das 20h, do dia 28 de abril a 30 de abril
Onde – Youtube da Casa Preta Espaço de Cultura – https://www.youtube.com/c/CasaPretaEspa%C3%A7odeCultura/featured