Espetáculo que une poesias e músicas do imaginário popular brasileiro estará em cartaz de 25 a 27 de abril

A CAIXA Cultural Salvador recebe nos dias 25, 26 e 27 de abril o espetáculo “Sarau do Poeta”, protagonizado pelo ator e diretor baiano Jackson Costa. A montagem é uma imersão que harmoniza música e poesia, trazendo luz às canções e versos do cotidiano baiano, nordestino e brasileiro. De Elomar a Dorival Caymmi, do sertão à beira-mar, a peça celebra a cultura popular trazendo ao palco uma junção de música e performance que evidencia a beleza e a força da palavra falada e cantada. Na sexta e sábado, as apresentações ocorrerão às 20h, e no domingo será às 19h. O espetáculo é gratuito e os ingressos podem ser retirados no site da CAIXA Cultural. O evento possui classificação livre e conta com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

Inspirado nas rodas festivas das manifestações populares do Recôncavo Baiano, que trazem nos seus cantos o lamento do sertão e os festejos da beira-mar, o espetáculo – que tem 1h30 de duração -, passeia por sonoridades e ritmos não só da música, mas também, do falar do povo da Bahia e do Nordeste. No palco, Jackson Costa recita e canta obras dos poetas Gregório de Mattos, Castro Alves, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e João Cabral de Melo Neto, evidenciando a poesia em sua mais legítima forma de ser, estabelecendo um diálogo delicado entre música e verso.

O ator faz também uma homenagem aos seus dois maiores mestres na arte da poesia: os poetas Grapiúnas, José Delmo e Ramon Vane. O espetáculo é orquestrado pela singularidade musical de Joaquim Carvalho (violão e voz), Eddie Santana (violão) e Sidney Argolo (percussão). Depois de estrear no Rio de Janeiro, em dezembro de 2024, e passar por Recife, em janeiro, São Paulo, em fevereiro, e Brasília, em março, a peça chega a Salvador, onde encerra a temporada de apresentações.

Jackson Costa – Ator e diretor baiano, ingressou no teatro em Itabuna aos 16 anos. Aos 22 anos, mudou-se para Salvador com o intuito de fazer a Faculdade de Teatro da Universidade Federal da Bahia. Ao longo da carreira, trabalhou em minisséries e novelas como “Pedra sobre Pedra”, “Renascer” e “Tocaia Grande”. No Teatro, entre outros trabalhos, interpretou o personagem “Deus” na peça “Vixe, Maria! Deus e o Diabo na Bahia!”, aclamada pelo público, dirigida por Fernando Guerreiro, e dirigiu a peça “Nem Louco nem tão pouco”. Jackson Costa lançou um CD, no qual interpreta poesias de Castro Alves, Gregório de Matos e outros poetas.

Em 2006, foi o principal nome masculino do longa “O Dono do Mar”, adaptação do livro homônimo escrito por José Sarney. Em 2007, esteve no elenco da microssérie “A Pedra do Reino”, dirigida por Luiz Fernando Carvalho em homenagem aos 80 anos do autor da obra, o escritor Ariano Suassuna. No mesmo ano, o ator participou da novela “Duas Caras”, da TV Globo, e do filme “Estranhos”.

Patrocínio Cultural – O projeto “Sarau do Poeta” integra a programação comemorativa dos 45 anos da CAIXA Cultural, desde a abertura da primeira unidade em Brasília, e os 25 anos da CAIXA Cultural Salvador. A programação de 2025 convida todos os públicos a “culturar”, isto é, a viver a cultura como ação e movimento nos espaços culturais da CAIXA, que também contam com unidades no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Fortaleza. Hoje, a CAIXA Cultural é uma das maiores redes de espaços culturais públicos do país. Além disso, em 2025, a CAIXA irá inaugurar seu primeiro espaço na região Norte, em Belém (PA).

SERVIÇO:
[Espetáculo] “Sarau do Poeta”
Local: CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro – Salvador)
Data: Sexta-feira (25) e sábado (26), às 20h | Domingo (27), às 19h
Ingressos: Gratuitos, com retirada no site da CAIXA Cultural, a partir de 12h do dia 22/04.
Classificação: Livre
Informações: Site CAIXA Cultural | Instagram: @caixaculturalsalvador | (71) 3421-4200
Acesso para pessoas com deficiência