Maior concurso de cozinha de raiz do Brasil, o Comida di Buteco conheceu seus vencedores na noite desta terça-feira, 26 de maio, em cerimônia de encerramento realizada em um bar da orla de Salvador. Pelo segundo ano consecutivo, o Caranguejo do Pascoal, situado em Itapuã, sagrou-se vencedor.

carangiejo_pascoal_bnlCaranguejo do Pascoal conquistou segundo título consecutivo do concurso com um fricassê pra lá de especial/Fotos: Divulgação/Comida di Buteco

O bar comandado por Jorginho desbancou 29 concorrentes e conquistou o título com o prato Ôxe Mainha. Inspirado em uma gíria nordestina, o aperitivo é um fricassê de creme de aipim ao leite de coco, filé de camarão defumado e coco mole, decorado com batata palha e queijo mussarela, servido com cremes especiais da Dona Lourdes.

A segunda colocação ficou com o Bar do Piri, localizado no Nordeste de Amaralina. O estabelecimento apostou  no prato Sertão Virou Mar, tira-gosto que é um arrumadinho com baby de filé de cordeiro, carne do sol , carne de sertão e feijão de corda, acompanhado de um tartary mix de camarão, polvo e siri catado, refogado no mamão verde e servido no pão de sal.

piri_bnlBar do Piri, que é especializado em frutos do mar, levou o segundo lugar para o Nordeste de Amaralina

O boteco Siri Cascudo, que fica em Stela Maris, faturou a terceira posição. No seu quarto ano de competição, o bar concorreu com o prato Bacalhau da Vovó. A iguaria é um pudim salgado a base de bacalhau, regado com molho de coco e acompanhado por tiras de maçã.

siri_cascudo_bnlPudim salgado a base de bacalhau, regado com molho de coco e acompanhado por tiras de maçã deu a terceira colocação para o Siri Cascudo, de Stela Maris

Esta foi a oitava edição do Comida di Buteco em Salvador, concurso que, nacionalmente, chega a sua 15ª temporada. O evento foi realizado entre os dias 10 de abril e 10 de maio, e teve as frutas como ingrediente especial em 2015. Ao todo participaram 11 estados e o Distrito Federal, somando 20 cidades e 500 botecos. As avaliações foram feitas pelo público frequentador dos estabelecimentos e um corpo de jurados selecionados pela organização.