Novo álbum chega às plataformas de streaming e download a partir do dia 5 de fevereiro, e reúne versões inéditas de grandes sucessos de sua trajetória musical
Em 2021 o Carnaval será em casa. E para esquentar a folia dos corações carnavalescos, dando sequência ao projeto Umbalista, lançado no ano passado primeiro em formato de Live, e depois como um primeiro álbum reunindo versões inéditas em sua voz de composições autorais que ficaram conhecidas através de grandes intérpretes, Carlinhos Brown brinda o público neste mês de fevereiro com Umbalista Verão, novo álbum que chega às plataformas de streaming e download a partir do dia 5.
Lançado pela Editora/Selo do artista, a Candyall Music, o álbum traz como faixa de trabalho a canção “Selva Branca”, uma das primeiras composições de Carlinhos Brown, e imortalizada pelo grupo Chiclete com Banana em 1988. Também compõem o repertório de Umbalista Verão outros grandes hits que marcaram sua trajetória musical, como “Meia Lua Inteira”, “Tá na Mulher”, “Água Mineral”, “Dandalunda” e “Maimbê Dandá”, em versões inéditas.
Recheado de emoções, o novo álbum celebra os mais de 40 carnavais de Carlinhos Brown, artista que vive continuamente em busca de novas experimentações sonoras, e que participou diretamente dos primeiros arranjos que originaram o Axé Music e o Samba Reggae, compondo a partir daí centenas de sucessos, contabilizando atualmente mais de 800 canções registradas e mais de mil gravações cadastradas no banco de dados do Ecad.
“Umbalista Verão é o segundo álbum de uma trilogia que muito me encanta, e que reúne canções de grande importância que marcaram a minha vida”, conta Carlinhos. “Esse ano o Carnaval será diferente, em casa, sem as festas e aglomerações nas ruas, mas nada disso desfaz a folia dos nossos corações. Ficar em casa é um ato de respeito, coragem e empatia. Em 2022 a gente faz o maior carnaval da história desse país, com toda potência e toda responsabilidade”, ressalta o artista.
O lançamento de Umbalista Verão marca também mudanças na estrutura da Candyall Music (Editora/Selo do artista). A partir de fevereiro de 2021 a editora assina contrato de publicação global com a ADA Music Group, divisão da Warner Music Group, e passa a ser também administrada pela Warner Chappell.
Carlinhos Brown
Primeiro músico brasileiro a fazer parte da Academia do Oscar e a receber os títulos de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura e Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia, cantor, compositor, arranjador, multi-instrumentista, técnico do The Voice Brasil, do The Voice Kids e artista visual, o esteta intuitivo e gestual Carlinhos Brown é reconhecidamente um dos artistas mais criativos e inovadores da cultura brasileira, com uma trajetória consagrada através de sua atuação musical, social e percussiva, e pela exuberância das suas performances.
Ao longo de sua carreira, Carlinhos Brown consagrou-se como um dos maiores representantes da música brasileira na esfera mundial, criando conteúdos artísticos revigorantes, a exemplo do movimento musical de vanguarda Vai Quem Vem, que funcionou como um laboratório na criação de sons e de novos instrumentos nos anos 80, deixando um legado de mais de 30 ritmos e dando origem aos Zárabes, grupo formado por 250 percussionistas que participavam de festas populares como a Lavagem do Bonfim e o 2 de Fevereiro; e a Timbalada, movimento percussivo vivo, potencializador de talentos, que nasceu no início dos anos 90 e segue em constante transformação sob a luz do Mestre Brown.
Candyall Music
Fundada em 2002, a Editora e Selo Candyall Music administra as obras e os fonogramas de Carlinhos Brown. Após alguns anos sob contratos com gravadoras internacionais, Carlinhos Brown sentiu necessidade de dar continuidade a sua criatividade e inventividade, através do seu próprio Selo, fazendo lançamentos pontuais e detendo todo o controle de sua obra. Dentro do lançamento do Selo Candyall Music estão seus últimos álbuns, singles e EP’s, além dos fonogramas de projetos importantes como Candyall Beat com o DJ Dero, e Singles, EP’s e álbuns das últimas formações da banda Timbalada.
Foto: Magali Moraes